SóProvas


ID
2080126
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico. Enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. No período de desfervescência da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia, ocorre a fase crítica da doença, que é caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • Entre o terceiro e o sétimo dia do inicio da doença, quando ocorre a defervescência da febre (diminuição da febre), podem surgir sinais e sintomas como vômitos importantes e frequentes, dor abdominal intensa e continua, hepatomegalia dolorosa, desconforto respiratório, sonolência ou irritabilidade excessiva, hipotermia, sangramento de mucosas, diminuição da sudorese e derrames cavitários (pleural, pericárdico, ascite). Os sinais de alarme devem ser rotineiramente pesquisados, bem como os pacientes devem ser orientados a procurar a assistência medica na ocorrência deles. Em geral, os sinais de alarme anunciam a perda plasmática (aumento da permeabilidade capilar) e a iminência de choque, que sinalizam a fase crítica da doença.

    Resposta D

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.
  • Gabarito: b) febre alta (39° a 40° C) e de início abrupto.

    Entre o terceiro e o sétimo dia do início da doença, quando ocorre a defervescência da febre.

  • Gabarito: d) aumento da permeabilidade capilar.