SóProvas


ID
2080210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Assinale a opção correta, com referência à auditoria de regularidade.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de regularidade 

    instrumento de fiscalização utilizado pelo tribunal para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. 

    Letra b 

  • Auditoria de regulariDADE

      - LegaliDADE

      - LegitimiDADE

    Auditoria operacional (3 E's)

      - Eficiência

      - Eficáciia

      - Efetividade

  •  a) Impropriedades relacionadas a achados negativos em uma auditoria de regularidade referem-se à prática de atos de gestão ilegal que impliquem danos ao erário. (na verdade seria 'Auditar os sistemas e as operações financeiras, incluindo o exame da observância às disposições legais e regulamentares aplicáveis' sem menção de obrigatoriedade de danos ao erário para se considerar uma irregularidade)

     b) A auditoria de regularidade visa examinar a legalidade e a legitimidade de atos de gestão de agentes sujeitos à jurisdição de tribunal de contas. (Dois objetivos principais)

     c) Veracidade, confiabilidade e relevância são os atributos de evidência considerados suficientes nos trabalhos da auditoria de regularidade. (Não existe este grupo de atributos segundo as NAG's)

     d) O requisito de exatidão para o relatório de auditoria de regularidade estabelece que ele discorra apenas e tão somente a respeito do que é importante dentro do contexto do trabalho. (Não há afirmações desse tipo sobre Auditoria de Regularidade)

     e) Auditoria contábil e auditoria patrimonial constituem subespécies de auditoria de regularidade. (São tipos de Auditoria, junto com a de Regularidade)

  • NAGs - Normas de Auditoria Governamental

    1102.1.1 – AUDITORIA DE REGULARIDADE: exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais  e  regulamentares;  dos  sistemas  de  controle  interno;  da  probidade  e  da  correção  das  decisões administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião.

  • Auditorias de regularidadeobjetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis;

    Fonte: Auditoria Governamental - TCU

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento das Normas de Auditoria Governamental (NAGs) aplicáveis ao controle externo brasileiro.

    Vejamos as alternativas:

    A) Impropriedades relacionadas a achados negativos em uma auditoria de regularidade referem-se à prática de atos de gestão ilegal que impliquem danos ao erário.

    Errada. As irregularidades se referem à prática de atos de gestão ilegal que impliquem danos ao erário. Via de regra, em que pese à impropriedade se constituir em uma ação em desacordo com a legislação, ela não gera dano ao erário.

    B) A auditoria de regularidade visa examinar a legalidade e a legitimidade de atos de gestão de agentes sujeitos à jurisdição de tribunal de contas.

    Certa. De acordo com as normas, a auditoria de regularidade "objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis".

    C) Veracidade, confiabilidade e relevância são os atributos de evidência considerados suficientes nos trabalhos da auditoria de regularidade.

    Errada. Os atributos citados na alternativa não são considerados suficientes, visto que o objetivo  da auditoria de regularidade é examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do controle externo.

    D) O requisito de exatidão para o relatório de auditoria de regularidade estabelece que ele discorra apenas e tão somente a respeito do que é importante dentro do contexto do trabalho.

    Errada. De acordo com as normas, nas auditorias de regularidade, “os exames e as avaliações devem recair, principalmentesobre os controles existentes para proteger o patrimônio e os recursos públicos, para garantir a exatidão e a integridade dos registros orçamentários, financeiros e econômicos". (grifo nosso.)

    E) Auditoria contábil e auditoria patrimonial constituem subespécies de auditoria de regularidade.

    Errada. As auditorias de regularidade são compostas pelas auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.


    Gabarito do Professor: Letra B.