-
e) a função de desvio padrão (STDDEV) e associa esse termo a média aritmética. Portanto, está incorreta.
A) existe uma definição equivocada de produto cartesiano. O produto cartesiano é uma operação advinda da teoria dos conjuntos relaciona todos os elementos de um conjunto aos elementos de outro conjunto. Quando pensamos no modelo relacional, o relacionamento é feito entre as tuplas das tabelas ou relações participantes da operação. Não existe a necessidade de uma coluna em comum.
D) insert não precisa citar nominalmente as colunas, basta repassar os valores dos atributos na mesma ordem que foram declarados na definição da tabela. Desta forma, a alternativa C encontra-se errada.
C) Você precisa se lembrar do contexto de transações em SQL. A depender do nível de isolamento não basta o usuário executar a instrução de insert, update ou delete. Ele tem que executar a instrução de COMMIT. Sendo assim, devemos assinalar a alternativa como incorreta.
-
Analise das opções:
a) O produto cartesiano INNER JOIN é o resultado da combinação de mais de uma tabela, havendo pelo menos uma coluna em comum entre elas, de maneira que se apresentem os registros que constam simultaneamente em todas as tabelas.
b) O resultado de uma subquery é utilizado como argumento para uma query superior e pode conter uma única linha, múltiplas linhas ou múltiplas linhas e colunas. Correto - SELECT NOME FROM CD WHERE PRECO_VENDA > (SELECT AVG(PRECO_VENDA) FROM CD)
c) Uma instrução SQL de insert deve citar nominalmente todas as colunas da tabela. Errado - insert não precisa citar nominalmente as colunas
d) As instruções insert, update e delete são processadas no banco de dados após serem executadas pelo usuário, dispensando-se o uso de outro comando para a disponibilização de seus resultados a outros usuários. Errado - insert, update ou delete tem que executar a instrução de COMMIT
e) A função STDDEV é utilizada para calcular a média aritmética desvio padrão de determinada coluna.
-
Johnatas:
"b) O resultado de uma subquery é utilizado como argumento para uma query superior e pode conter uma única linha, múltiplas linhas ou múltiplas linhas e colunas. Correto - SELECT NOME FROM CD WHERE PRECO_VENDA > (SELECT AVG(PRECO_VENDA) FROM CD)"
Isso não está certo, pq sua subquery não pode ter várias colunas nessa situação, apenas várias linhas.
Poderia haver o mencionado na questão caso fosse utilizada a função EXISTS. Nessa situação sim a subquery pode retornar o que for que será válida.
EX: SELECT * FROM PESSOA WHERE EXISTS (SELECT * FROM CLIENTE)
-
Segundo a B, toda a subquery só existe pra trazer um argumento pra query, o que não é verdade.
A letra B é a menos errada entre as opções apenas.
-
achei que estava errada baseado nesta questao
2018
Subqueries de múltiplas colunas retornam várias colunas em uma mesma linha.
errada