-
Na alternativa “D” ele trata de manipular dados, essas operações seriam feitas apenas com DML. Alternativa incorreta, portanto.
A alternativa “É” é a resposta. Essa ideia de que os banco de dados objetos relacionais foi a união dos bancos OO com os relacionais é bem difundida na literatura.
A letra "A" descreve em uma parte da alternativa o conceito trigger. As asserções são na realidade verificações sobre valores em tabelas de bancos de dados. Elas não vêm associadas a alguma ação. Quando pensamos no modelo de evento-condição-ação devemos associa-lo diretamente aos gatilhos de bancos de dados. Desta forma, podemos considerar a alternativa incorreta.
Uma visão ou view é uma construção temporária armazenada na memória principal. Geralmente, não existe do ponto de vista físico. Ela é carregada durante a sua execução. Determinamos, então, a alternativa B como errada.
A alternativa “C" é no mínimo bizarra de tão errada. Dizer que o valor nulo pode fazer parte de chave primária não faz o menor sentido.
-
Letra D
DDL (data definition language) e DML (data manipulation language) são linguagens utilizadas pelos usuários e desenvolvedores para manipular os dados em um banco de dados.
Qual o erro?
Se o erro for que faltou dizer que elas definem dados, não seria aquele caso clássico em que a cespe coloca uma definição incompleta, mas não se pode dizer que está errada?
-
Marcos o erro da D...
são linguagens utilizadas pelos usuários
Usuarios não definem dados...
-
A questão diz que DDL e DML são "linguagens utilizadas pelos usuários e desenvolvedores para manipular os dados", mas apenas a DML (Data Manipulation Language) manipula dados (consulta, inclui, exclui e altera dados).
-
Dá pra ir pro eliminação nessa
2016
Denomina-se visão uma tabela única derivada de uma ou mais tabelas básicas do banco. Essa tabela existe em forma física e viabiliza operações ilimitadas de atualização e consulta.
Errada
-
Assertivas são condições que o BD deve satisfazer. Quando uma assertiva é criada, o sistema testa sua validade. Se for válida, qqr futura modificação no bando de dados só será permitida se ela não fizer com que essa assertiva seja violada
-
View é uma tabela virtual em db, estabelecendo uma relação logica que define consultas pré-estabelecidas sobre um DBMS. Logo, view sao consultas salvas, podendo ser usadas como uma tabela por usuarios restritos. Neste contexto, View representa essencialmente um alias para uma consulta.
-
A) Quem faz isso é o trigger.
B) Conceito de Visão Materializada.
C) Nenhum campo pode ser NULL numa chave primária composta.
D) Usuário não usa DDL. DDL não manipula dados, manipula o esquema conceitual.
E) Gabarito.
-
O CESPE aproveitou essa questão para misturar diversos conceitos de banco de dados. Ótima questão!
Alternativa “A” – incorreta: descreve em uma parte da alternativa o conceito trigger. As asserções são na realidade verificações sobre valores em tabelas de bancos de dados. Elas não vêm associadas a alguma ação. Quando pensamos no modelo de evento-condição-ação devemos associá-lo diretamente aos gatilhos de bancos de dados.
Alternativa “B” – incorreta: uma visão ou view é uma construção temporária armazenada na memória principal. Geralmente, não existe do ponto de vista físico. Ela é carregada durante a sua execução.
Alternativa “C” – incorreta: afirmar que o valor nulo pode fazer parte de chave primária não faz o menor sentido.
Alternativa “D” – incorreta: ela trata de manipular dados, essas operações seriam feitas apenas com DML.
Alternativa “E” – correta: essa ideia de que os banco de dados objetos relacionais foi a união dos bancos OO com os relacionais é bem difundida na literatura.
Gabarito: E