SóProvas


ID
208030
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para reduzir os picos das vazões veiculadas para a rede de drenagem tem-se disseminado a pesquisa de dispositivos que incrementem a infiltração, visando à disposição no local. O dispositivo que é utilizado quando não se dispõe de espaço ou ainda quando a urbanização existente inviabiliza a implantação das medidas dispersivas de aumento de infiltração é

Alternativas
Comentários
  • Os poços de infiltração são dispositivos PONTUAIS que permitem a evacuação do escoamento superficial para dentro do solo. Construtivamente podem estar estruturados por um preenchimento com brita (meio poroso) ou por um revestimento estrutural fixando a parede interna e possibilitando o interior vazio.

  • Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: SPTrans Prova: VUNESP - 2012 - SPTrans - Engenheiro Civil

    Nas estações de chuvas intensas, para reduzir os picos das vazões para a rede de drenagem, tem-se disseminado a construção de dispositivos que incrementem a infiltração, visando à disposição no próprio local. Quando não se dispõe de espaço ou ainda quando à urbanização existente inviabiliza a implantação das medidas dispersivas de aumento de infiltração, a solução adotada é d) poço de infiltração.

  • Caramba, é a terceira vez que vejo essa questão IDÊNTICA sendo cobrado pela VUNESP ao longo dos anos

  • Bacias de percolação: o armazenamento é realizado na camada superior do solo e depende da porosidade e da percolação. Nesse caso, o lençol freático deve ser baixo, de modo a deixar espaço para o armazenamento. As bacias são construídas para receber águas de telhados e criar condições de escoamento através do solo.

    Bacias de infiltração: a detenção de águas pluviais ou reservatórios de retenção localizados em solos permeáveis, podem, também, ser usados como bacias de infiltração. Esse elemento, geralmente, tem uma área superficial menor em relação à sua área de contribuição

    http://ptarh.unb.br/wp-content/uploads/2017/01/Jussan%C3%A3Milograna.pdf