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ID
2080321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em comunicações típicas de redes TCP/IP, ao detectar que o campo tempo de vida (TTL) de um datagrama contém o valor zero, o roteador

Alternativas
Comentários
  • Tempo de Vida - O Tempo de Vida (TTL) é um valor binário de 8 bits que indica o "tempo de vida" restante do pacote. O valor TTL diminui em pelo menos um a cada vez que o pacote é processado por um roteador (ou seja, a cada salto). Quando o valor chega a zero, o roteador descarta ou abandona o pacote e ele é removido do fluxo de dados da rede. Este mecanismo evita que os pacotes que não conseguem chegar a seus destinos sejam encaminhados indefinidamente entre roteadores em um loop de roteamento. Se os loops de roteamento tivessem permissão para continuar, a rede ficaria congestionada com os pacotes de dados que nunca chegariam a seus destinos. A diminuição do valor de TTL a cada salto assegura que ele chegue a zero e que o pacote com um campo TTL expirado seja descartado.

     

    Fonte: CCNA Exploration 4.0 - Módulo 2 - Capítulo 4

  • Sabemos que o TTL é um mecanismo para evitar que pacotes fiquem em loop na rede. Deste modo, a cada salto, o valor do campo TTL é decrementado em 1. Quando este chega em zero, o roteador em questão “dropa” ou descarta o pacote. Para efeitos de controle da rede, utiliza-se o protocolo icmp para enviar uma mensagem ao nó de origem sobre o procedimento efetuado, no caso, “tempo excedido”. Importante destacar o aspecto “temporal” em relação à quantidade de saltos…

     

    ICMP: protocolo integrante do Protocolo IP e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original.

  • Tempo excedido

    Se um roteador ou host descartar um pacote devido a um tempo limite, ele irá gerar um tempo excedido tipo 11 ICMP. O ICMP de tempo excedido terá um valor de código de 0 ou 1. Um código 0 é gerado quando a contagem de saltos de um datagrama é ultrapassada e o pacote será descartado. 1 código é gerado quando a remontagem de um pacote fragmentado excede o valor de tempo limite.

     

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/kb/170292

  • O protocolo TTL impede que um pacote se perca em uma rede (Internet) e entre em loop infinito (máximo de 255) entre os roteadores. Quando um roteador recebe um pacote cujo TTL é igual a 0, o pacote é descartado, evitando sua permanência infinita na rede.

  • Gabarito: B

    Dificuldade de por o gabarito nos comentários.

  • O protocolo TTL impede que um pacote se perca em uma rede (Internet) e entre em loop infinito (máximo de 255) entre os roteadores. Quando um roteador recebe um pacote cujo TTL é igual a 0, o pacote é descartado, evitando sua permanência infinita na rede.

    Tempo excedido

    Se um roteador ou host descartar um pacote devido a um tempo limite, ele irá gerar um tempo excedido tipo 11 ICMP. O ICMP de tempo excedido terá um valor de código de 0 ou 1. Um código 0 é gerado quando a contagem de saltos de um datagrama é ultrapassada e o pacote será descartado. 1 código é gerado quando a remontagem de um pacote fragmentado excede o valor de tempo limite.

     

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/kb/170292

  • Time Exceeded - mensagem que o ICMP mandaria caso o TTL chegar ao valor zero.

    Code = 0: TTL zerou (enviado pelo roteador).

    Code = 1: Remontagem de fragmentos excedeu o tempo máximo (enviado pelo host).

  • TTL (TIME TO LIVE)

     

    O campo TTL(Time to Live) é um contador usado para limitar a vida útil dos pacotes.

     

    Esse campo originalmente deveria contar o tempo em segundos, permitindo uma vida útil máxima de 255s.

     

    Esse contador deve ser decrementado a cada hop e supõe-se que ele seja decrementado diversas vezes quando estiver enfileirado durante um longo tempo em um roteador.

     

    Na prática, ele simplesmente conta os hops.

     

    Quando o contador chega a zero, o pacote é descartado e um pacote de advertência é enviado ao host de origem.

     

    Esse recurso evita que os datagramas fiquem vagando indefinidamente, algo que aconteceria se as tabelas de roteamento fossem danificadas.

     

     

     

    No cabeçalho do protocolo IP, o campo TTL (time-to-live) indica o tempo que um pacote poderá ficar circulando na rede. (CESPE)

     

     

  • Informática é uma disciplina infinita!

  • Tempo de vida (TTL)

    Número máximo de nós que o datagrama pode circular pela rede, ou saltos que datagrama pode dar.

    A cada rotador que o datagrama atravessa, o campo é decrementado. Quando chegar a zero, o pacote é descartado.

  • Em comunicações típicas de redes TCP/IP, ao detectar que o campo tempo de vida (TTL) de um datagrama contém o valor zero, o roteador descarta o datagrama e envia para a sua origem uma mensagem ICMP indicando tempo excedido.

    TTL =0

    tempo de vida 0, morre.