SóProvas


ID
2080330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O conjunto formado por uma conexão TCP semipermanente entre dois roteadores na porta 179 e pelo conjunto de mensagens relacionadas a informações de roteamento trocadas por meio dessa conexão é denominado

Alternativas
Comentários
  • Basta saber a porta TCP do BGP - 179

    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de comptuadores - Forouzan 4ed

  • O que é o BGP

    ● Protocolo de Roteamento usado para trocar informações sobre caminhos entre diferentes redes (ASes diferentes)

    ● RFC4271

    ● O BGP é um protocolo do tipo “path vector”

    ● Trabalha com updates incrementais

    ● Tem várias opções diferentes para implementação de políticas de tráfego

    ● Usa o CIDR

    ● Usado no backbone da Internet pelos ASes

     

    fonte: http://saladeaula.nic.br/moodle/pluginfile.php/1355/mod_resource/content/2/fas-09-intro-BGP.pdf

  • Pessoal, questão bem simples em que, se lembrássemos a porta utilizada pelo BGP, resolveríamos bem tranquilamente, certo? Destacamos mais uma vez o cuidado da banca em citar o caráter semipermanente da conexão ao considerar o estabelecimento de sessões BGP entre os roteadores. Para se manter a sessão aberta, utiliza-se de mensagens do tipo KEEPALIVE.

  • 179/TCPBGP (Border Gateway Protocol)(Protocolo de limite do gateway)

  • BGP - TCP Porta 179

    OSPF - Protocolo IP com TIPO 89

    RIP - UDP Porta 520

  • Semipermanente, porta 179 =BGP

  • Questão basicamente tirada do livro Redes, Kurose, página 291, onde diz: "No BGP, pares de roteadores trocam informações de roteamento por conexões TCP semipermanentes usando a porta 179."

  • O BGP usa o TCP como o protocolo de transporte, na porta 179. Dois roteadores BGP formam uma conexão de TCP entre uma e outra. Estes roteadores são roteadores de peer.

    As mensagens de intercâmbio dos roteadores de peer para abrir e confirmar os parâmetros de conexão.

  •     Muito utilizado pelos ISPs (Internet Service Providers), o BGP é um protocolo feito para roteamento de ASs (Autonomous Systems). Os ASs são redes ou grupos de redes que atuam sob uma mesma administração e com as mesmas regras de roteamento.

      O BGP é um protocolo de conversa e tem como função principal a troca de informações de roteamento. Assim, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas. O mesmo acontece quando alguma rota se altera.       As tabelas de rotas contêm informações sobre roteadores conhecidos, endereços alcançáveis, e um custo associado ao caminho para cada roteador. Desta forma, todos os roteadores BGP terão em sua tabela todas as rotas possíveis, permitindo que assim seja definida a melhor rota para a chegada em um determinado lugar.

           Seu uso principal no MPLS está associado às VPNs . A diferença é que ele não troca apenas as informações de roteamento, mas sim de rótulos. Assim serão anunciados os endereços que ele consegue atingir, e o rótulo o qual deve estar escrito no pacote para ele entender que é esse endereço o destino.

           Então o BGP montará uma tabela de rótulos nos LSRs que se assemelha em demasia a uma tabela de encaminhamento IP. Ele éútil, porém, porque permite que os rótulos sejam distribuídos para todos os nós da rede, de forma que se um LSP precisa ser montado, basta escrever no pacote o rótulo já associado a seu destino.

           Temos na foto um exemplo de um LSR que suporta ao mesmo tempo MPLS e encaminhamento IP

  • Gabarito C.

    O BGP (Border Gateway Protocol) é um protocolo de roteamento entre sistemas autônomos (ASs), criado para uso nos roteadores principais da Internet. A função primária de um sistema BGP é trocar informação de acesso à rede, inclusive informação sobre a lista das trajetórias dos ASs, com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico da conectividade dos ASs a partir do qual laços de roteamento podem ser detectados e reforçadas as políticas de decisão com outros ASs.

    Os vizinhos BGP, chamados pares, são estabelecidos pela configuração manual entre os roteadores para criar uma sessão TCP na porta 179. Um alto-falante BGP envia mensagens de manutenção de 19 bytes a cada 60 segundos para manter a conexão. Entre os protocolos de roteamento, o BGP é único no uso do TCP como protocolo de transporte.

  • Gabarito: C.

    O BGP é um protocolo de roteamento de sistema interautônomo usado para atualizar as tabelas de roteamento.

    A troca de informações de roteamento entre dois roteadores que usam o BGP ocorre em uma sessão. Uma sessão é uma conexão estabelecida entre dois BGP roteadores apenas para fins de troca de informações de roteamento. Para criar um ambiente confiável, o BGP usa os serviços de TCP.

    Porta: 179.

    Fonte: Forouzan, Comunicação de Dados e Redes de Computadores (4a ed).

    Bons estudos!

  • O BGP (Border Gateway Protocol) é um protocolo de roteamento entre sistemas autônomos (ASs), criado para uso nos roteadores principais da Internet. A função primária de um sistema BGP é trocar informação de acesso à rede, inclusive informação sobre a lista das trajetórias dos ASs, com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico da conectividade dos ASs a partir do qual laços de roteamento podem ser detectados e reforçadas as políticas de decisão com outros ASs.

    Os vizinhos BGP, chamados pares, são estabelecidos pela configuração manual entre os roteadores para criar uma sessão TCP na porta 179. Um alto-falante BGP envia mensagens de manutenção de 19 bytes a cada 60 segundos para manter a conexão. Entre os protocolos de roteamento, o BGP é único no uso do TCP como protocolo de transporte.

  • 179/TCP - BGP

  • Ai vc quer quebrar as pernas do humilde concurseiro