SóProvas


ID
2080468
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ética que se funda no reconhecimento do sujeito da diferença, no reconhecimento da singularidade do sujeito, difere da ética do bem supremo. O que se encontra em pauta é a concepção do sujeito como diferença e singularidade. Essa postura ética pode ser uma conduta do clínico no trabalho hospitalar. O enunciado refere-se ao construto teórico

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: c)da psicanálise.

  • Por que psicanálise pessoal? Me ajudem a elaborar isso...

  • Psicanálise por quê?

  • A ética que se funda no reconhecimento do sujeito da diferença, no reconhecimento da singularidade do sujeito, difere da ética do bem supremo. O que se encontra em pauta é a concepção do sujeito como diferença e singularidade. Essa postura ética pode ser uma conduta do clínico no trabalho hospitalar. O enunciado refere-se ao construto teórico.

    Principal característica do enunciado: SINGULARIDADE DO SUJEITO

    Contexto do enunciado: hospital

    Bom, todas as opções trazem uma concepção de sujeito detentor de "singularidade/ diferente/ único", mas o enunciado refere-se ao contexto hospitalar. E aquele possui maior bibliografia e tradição de atuação, no contexto hospitalar, é a PSICANÁLISE.

    Por isso, marquei a letra C

  • A mesma que renega a possibilidade de alguma cultura ou indivíduo não ter passagem pelo complexo de édipo????

  • Gabarito C.

    "Quando se formula que a ética da psicanálise é uma ética do desejo, fundada no desejo e não no "bem supremo", como enuncia Lacan, o que se encontra em pauta é uma concepção do sujeito como diferença e singularidade." (Joel Birman).

    Fonte: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Formacao_Psicanalise/perversao_e_lacos_sociais.htm