SóProvas


ID
2080900
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre a traumatologia forense, pode-se afirmar que este ramo da Medicina Legal estuda principalmente:

Alternativas
Comentários
  • TRAUMATOLOGIA FORENSE: É um ramo da Medicina legal que estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica

    OBJETOtem por objeto o estudo dos efeitos na pessoa das agressões físicas e morais, como também a determinação de seus agentes causadores. Este reconhecimento é feito através do exame pericial na vítima, bem como no local do crime, denominado EXAME DE CORPO DE DELITO, o corpo do delito ao contrário do que muitos pensam não é apenas a vítima, mas todo o local e instrumentos utilizados para a pratica do delito, pelo qual se atribui a extensão dos danos provocados

    EXAME PERICIAL: O exame deve ser requerido por autoridade legalmente competente (p. ex., um delegado de polícia), dirigido a um médico legista competente (ou órgão do qual o mesmo seja funcionário). Este requerimento deve conter alguns elementos imprescindíveis para a realização do laudo, tais como a completa identificação da pessoa, a hora, local e finalidade do exame. O laudo pericial tem como norma geral uma narrativa contínua, que é feita à medida que o exame é realizado. Nele deve constar, de forma abreviada e sucinta, apenas constando-se o que for essencial, a narrativa dos fatos proferida pela vítima. O perito deve assinalar as lesões ou sua ausência (hipótese em que o perito se esquiva de proceder a exame, expondo seus motivos), os locais e tipos de lesão.

    EXAME COMPLEMENTAR: Por diferir o Direito penal a natureza delituosa da lesão corporal consoante sua gravidade, é mister um exame suplementar, decorridos 30 dias do fato. Neste exame o perito assinala a presença ou não das sequelas da(s) lesão(ões), bem como o grau de incapacitação gerada por ela(s) na vítima.

    REGISTROS: O exame traumatológico deve ser indicado através de meio físico apropriado - desde o preenchimento de planilhas impressas, até a filmagem do examinado.

  • Gab. A

    TRAUMATOLOGIA FORENSE: É um ramo da Medicina legal que estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica.

     

  • Gabarito: A

    Não confundir traumatologia com tanatologia

    Traumatologia: é o ramo da medicina especializado nos traumatismos e nas suas consequências.

    Tanatologia: é o estudo científico da morte. Ele investiga os mecanismos e aspectos forenses da morte, tais como mudanças corporais que acompanham o período após a morte, bem como os aspectos sociais e legais mais amplos.

     

    Bons estudos, a luta continua!

  • GABARITO A

     

    De forma mais completa, trata-se de um ramo da Medicina Legal no qual se estuda lesões que se produzem no aparelho locomotor, sob um dogma jurídico, e as energias responsáveis por causar o dano. Além de levar em consideração os aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações para o direito.

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem.           
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

  • 1) Antropologia Forense. Estuda a identidade e a identificação, seus métodos, processos e técnicas.

    2) Traumatologia Forense. Trata das lesões corporais e das energias causadoras do dano.

    3) Sexologia Forense. Versa sobre a sexualidade normal, patológica e criminosa. Analisa as sutis questões inerentes à Erotologia, à Himenologia e à Obstetrícia forense.

    4) Asfixiologia Forense. Vê as asfixias em geral, do ponto de vista médico e jurídico. Detalha as particularidades próprias da esganadura, do estrangulamento, do enforcamento, do afogamento, do soterramento, da imersão em gases irrespiráveis etc., nos suicídios, homicídios e acidentes.

    5) Tanatologia. Preocupa-se com a morte e o morto em todos os seus aspectos médico-legais, os fenômenos cadavéricos, a data da morte, o diagnóstico da morte, a morte súbita e a morte agônica, a inumação, a exumação, a necropsia, o embalsamento e a causa jurídica da morte.

    6) Toxicologia. Estuda os cáusticos, os envenenamentos e a intoxicação alcoólica e por tóxicos, pelo emprego de processos laboratoriais. Graças à sua notável evolução é, atualmente, especialidade que empresta seu saber à Medicina Legal.

    7) Psicologia Judiciária. Versa sobre os fenômenos volitivos, afetivos e mentais inconscientes que podem influenciar na formação, na reprodução e na deformação do testemunho e da confissão do acusado e da vítima. Analisa, ainda, o depoimento dos idosos e dos menores etc.

    8) Psiquiatria Forense. Estuda as doenças mentais, a periculosidade do alienado, as socioneuropatias em face dos problemas judiciários, a simulação, a dissimulação, os limites e modificadores da capacidade civil e da responsabilidade penal.

    9) Policiologia científica. Visualiza os métodos científico-médico-legais empregados pela polícia na investigação criminal e no deslindamento de crimes.

    10) Criminologia. Estuda os diferentes aspectos da gênese e da dinâmica dos crimes.

    11) Vitimologia. Trata da análise racional da participação da vítima na eclosão e justificação das infrações penais.

    12) Infortunística. Preocupa-se com os acidentes do trabalho, com as doenças profissionais, com a higiene e a insalubridade laborativas.

  • Acabei confundindo antropologia com traumatologia o outro é o estudo da identificação e tal já o outro tem haver com lesões corporais...

  • Gab A

     

    Antropologia: Estudo do ser humano a partir da sua morfologia ( forma ), visando os vários tipos de identificação ( sexo, cor, idade, espécie, etc.)

     

    Traumatologia: Estudo do trauma consequente a energias exógenas que afetam o organismo humano ( modo de ação dos agentes e lesões acarretadas)

     

    Asfixiologia: Estuda as hipóteses em que agentes externos prejudicam a oxigenação dos tecidos.

     

    Tanatologia: Estuda a morte e seus diferentes aspectos.

     

    Sexologia: Estuda os vestígios decorrentes de crimes contra a liberdade sexual, aborto, infanticídio, desvios sexuais e hipóteses de anulação de casamento.

     

    Toxicologia: Engloba as ação de tóxicos e venenos

     

    Infortunística: dedica-se à Medicina do trabalho, o que diz respeito às doenças profissionais e acidentes de trabalho.

     

    Psicologia Jurídica: Estudo o psiquismo normal e as influências emocionais na confissão, depoimentos de testemunhas, preocupando-se com a obtenção da verdade.

     

    Psiquiatria Forense: Abrange os diferentes distúrbios mentais quanto ao diagnósticos e estabelecimento da imputabilidade e periculosidade

     

    Genética médico-legal ou forense: Abrange a determinação de partenidade e a identificação relacionada com a herança genética.

     

    Neuza Bittar - Medicina Legal e Criminalística - 7° edição

  • A Traumatologia Forense estuda os traumas, lesões, instrumentos e ações vulnerantes, visando a elucidar a dinâmica dos fatos. Segundo Roberto Blanco, trauma é o resultado da ação vulnerante que possui energia capaz de produzir a lesão. Lesão nada mais será que o dano tecidual temporário ou permanente, resultante do trauma.

    Gabarito: A

  • A questão avalia o conhecimento do candidato sobre os objetos de estudo das diversas áreas da Medicina Legal.

    A) CERTO. A Traumatologia, ou Lesonologia Médico-Legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos.

    B) ERRADO. Essa é competência da antropologia médico-legal.

    C) ERRADO. Competência da genética médico-legal.

    D) ERRADO. Competência da sexologia médico-legal.

    E) ERRADO. Competência da ginecologia e obstetrícia médico-legal.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • Letra A

    Traumatologia: estudo do trauma consequente a energias exógenas que afetam o organismo humano (modo de ação dos agentes e lesões acarretadas).

  • Traumatologia forense estuda as lesões corporais e os instrumentos causadores dos danos.

  • A) CERTO. A Traumatologia, ou Lesonologia Médico-Legal estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano, nos seus aspectos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais e socioeconômicas. Trata também do estudo das diversas modalidades de energias causadoras desses danos.

    B) ERRADO. Essa é competência da antropologia médico-legal.

    C) ERRADO. Competência da genética médico-legal.

    D) ERRADO. Competência da sexologia médico-legal.

    E) ERRADO. Competência da ginecologia e obstetrícia médico-legal.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • A traumatologia trata das lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano.