-
Gabarito A.
Gestão de Conflitos
Em todas as vezes que existir contato entre pessoas poderá ocorrer um conflito.1 De acordo com autores como Freud,2 o conflito é algo inerente à vida em sociedade e acontece sempre que existam interesses, ideias, sentimentos ou atitudes que sejam antagônicos.
Ou seja, ocorre quando os objetivos ou desejos das pessoas são diferentes dos das outras. Assim, o conflito é algo normal na vida em sociedade. Irmãos se desentendem, casais se separam e sócios terminam a sociedade.
Entretanto, os conflitos podem ser resolvidos. Veremos algumas abordagens na resolução dos conflitos neste capítulo. Nem sempre, porém, o resultado dessa resolução é o esperado ou o desejável.
Os conflitos podem ser substantivos ou emocionais. Os substantivos são derivados de desentendimentos sobre metas, objetivos, recursos, políticas etc. Assim, um conflito potencial pode ocorrer se alguma área da organização (Finanças, por exemplo) tiver como objetivo cortar custos ao máximo e outra área (Pesquisa e Desenvolvimento) tiver como objetivo aumentar os investimentos.
Já os conflitos emocionais são baseados em sentimentos de raiva, medo, antipatia etc. Quantas vezes você conheceu alguém que, sem que essa pessoa tenha feito nada de mais, você “não foi com a cara”?
Dessa forma, o conflito pode ocorrer sem que nada de “concreto” exista para isso. O que existe são sentimentos conflitantes entre essas duas pessoas (ou órgãos) que levam a desentendimentos e conflitos.
Rennó (2013)
-
Gab. A
Visão tradicional – é a abordagem mais antiga e parte do princípio de que todo conflito é prejudicial e deve ser evitado. Era uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e da desconfiança entre as pessoas, bem como do fracasso dos gestores em atender ás necessidades e aspirações de seus funcionários.
Visão de relações humanas – a conceituação de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável, defende a sua aceitação. Afirmam que não pode ser eliminado e há ocasiões em que ele pode ser até benéfico para o desenvolvimento do grupo.
Visão interacionista – a visão interacionista encoraja o conflito, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Portanto, encoraja os líderes de grupos a manterem constantemente um nível mínimo de conflito, o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
Fonte: Ponto dos Concursos - Lilian Quintão
-
visão GESTÃO DE CONFLITO
- TRADICIONAL : o conflito é prejudicial
- INTERACIONISTA: o conflito deve ser encorajado
- RELAÇÕES HUMANAS ( Resolução de conflitos) : conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações.
...................................................................................................................................................................................................................
(INTERACIONISTA ) O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz.
( RELAÇÕES HUMANAS ) Conflitos são, provavelmente, inevitáveis ( NATURAL), e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.
( TRADICIONAL) O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas.
( INTERACIONISTA ) Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
........................................................................................................................................................................................................................
GABARITO ''A''
-
Tirado do livro do Robbins.
-
a) Visão tradicional: esta abordagem dizia que todo conflito era ruim e que, portanto, deveria ser evitado. O conflito era visto como uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas e um fracasso dos administradores em atender às necessidades e às aspirações de seus funcionários. A visão tradicional era consistente com as atitudes de grupo que prevaleciam nas décadas de 30 e 40. b) Visão das relações humanas: esta abordagem argumenta que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo. A visão das relações humanas dominou a teoria sobre conflitos do final dos anos 40 até a metade da década de 70. c) Visão interacionista: esta abordagem, que é a mais recente, propõe não apenas que o conflito pode ser uma força positiva, como defende abertamente a tese de que algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes dos grupos a manter um nível mínimo constante de conflito suficiente para manter o grupo viável, autocrítico e criativo. Fica evidente que é inapropriado dizer que todos os conflitos são bons ou ruins. O que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.
-
Interacionista - O conflito é uma força positiva em um grupo e é absolutamente necessário para o seu desempenho eficaz.
Resolução de conflitos - Conflitos são, provavelmente, inevitáveis, e buscam-se encontrar métodos construtivos que possam minimizar sua influência disfuncional.
Tradicional - O conflito é sempre uma disfunção gerada por falhas de comunicação, falta de abertura e desconfiança entre as pessoas.
Interacionista - Os líderes devem ser encorajados a manter constantemente um nível mínimo de conflito para que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.
-
Abordagens de Conceituação de Conflito
Tradicional
Parte do princípio de que todo conflito é ruim
O conflito é danoso
Deve ser evitado
Ralações Humanas/Resolução de Conflitos
Consequência natural nos grupos e organizações
Aceita
Interacionista
Encoraja a tê-lo
Manter constantemente um nível mínimo de conflito
Força positiva
Necessário para desempenho eficaz
Não importa quantas vezes precise digitar ou escrever, desde que aprenda!
-
Visão tradicional - conflito é RUIM,portanto , deve ser evitado.
Visão das relações humanas - conflito processo natural e inevitável ,mas pode ter seu lado POSITIVO .
Visão internacionalista - conflito é POSITIVO E NECESSARIO .