-
GABARITO: LETRA A
"Decupar a fita: assistir à matéria inteira gravada pela equipe de reportagem e marcar, no computador ou em um papel, a minutagem. Isto é, em quais minutos da fita estão as melhores cenas, as entrevistas, as passagens do repórter etc. Para isso, usa-se o timecode. Essa “decupagem” vai servir para o editor localizar com maior facilidade e rapidez as imagens, sons e entrevistas que ele deseja, na hora de editar."
Livro: O texto na TV: manual de telejornalismo. Vera Íris Paternostro; colaboração de Eduardo Marotta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. p.200
-
Decupagem - Processo de elaboração e análise técnica do roteiro de um filme ou programa de TV. Consiste na indicação de todos os detalhes necessários à filmagem ou à gravação de cenas (planos, ângulos, ordem e duração das tomadas, cenário, efeitos, diálogos, movimentos de câmera, lentes, música e ruídos). O roteiro decupado serve de guia para a equipe técnica durante toda a realização.
Dicionário Essencial de Comunicação (Barbosa & Rabaça), p. 68
-
Gab.: A.
P/ ajudar:
É comum nos ambientes de telejornais a "ilha de edição" só aceitar a "matéria decupada". Exatamente pela definição que remete a decupagem e minutagem. Dessa forma, a matéria já chega dimensionada p/ o editor de video fazer a montagem e os ajustes necessário (que são muito rápidos, em princípio - já que o telejornal entra no ar no fim do mesmo dia).
-
Quem já estagiou ou trabalhou em TV sabe que a decupagem é a tarefa mais "chatinha" da produção. rs