Ordenação rápida ( Quicksort): rápida e mais eficiente; adota a estratégia de divisão e conquista; a estratégia consiste em reorganizar as chaves de modo que as chaves "menores" precedam as chaves "maiores"; escolhe-se um elemento (pivô), em seguida a lista é organizada de forma a deixar os elementos menores à sua esquerda e o maiores à sua direita.
Ordenação bolha ( BubbleSort): algoritmo mais simples e menos eficiente; uma interação se limita a percorrer a tabela do início ao fim, sem interrupção, trocando de posição dois elementos consecutivos sempre que estes se apresentem fora de ordem; a intenção do método é mover os elementos maiores em direção ao fim da tabela.
Método de pesquisa sequencial: busca as informações desejadas a partir do primeiro elemento sequencialmente até o último ( mais lento).
Ordenação em heap ( HeapSort): utiliza uma estrutura auxiliar chamada de heap ( max-heap ou min-heap) que enxerga o vetor como uma árvove binária, para ordenar em ordem crescente, o heapsort coloca o maior elemento no final do array e o segundo maior antes dele, etc.