SóProvas


ID
2083462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos fundamentos da ética e da ética-profissional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do código de Ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético­política. Cabe destacar que essas não são formas puras e/ou absolutas e que sua realização depende de uma série de determinações, não se constituindo na mera reprodução da intenção dos seus sujeitos.

     

    Fundamentos éticos do Serviço Social
    Maria Lúcia Silva Barroco


    JESUS, Filho de Deus

  • Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

    Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa “propriedade do caráter”.

    Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

    O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

    Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação.

    No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.

  • a) A ética, a grosso modo, é uma ciência que trata basicamente sobre escolhas. Numa situação extrema, inclusive, uma pessoa pode precisar decidir entre uma escolha mais moral que outra, já que há inúmeros caminhos que podem ser seguidos por uma pessoa ética. Ser ético, em poucas palavras, não significa ser cativo da própria consciência ou perder o livre-arbítrio. ITEM INCORRETO.

    b) Como dito no item anterior, ser ético não significa ser um autômato. Pelo contrário, a ética está justamente em poder fazer escolhas. O código de ética, além de ser taxativo em algumas proibições, é principalmente um manual de diretrizes comportamentais que devem ser seguidas. ITEM INCORRETO.

    c) De fato, o direito incorporou a ética ao seu arcabouço jurídico criando algumas figuras que lhe dessem existência objetiva, como a normatização de deveres e valores, por exemplo. ITEM CORRETO.

    d) A moral fortalece-se justamente no tecido cultural/social em que ela é criada, já que ela também está relacionada com as melhores escolhas possíveis dos indivíduos a fim de se viver harmoniosamente em sociedade. ITEM INCORRETO.

    e) De fato, a moral se transforma ao longo da história. Esta transformação, porém, também ocorre com a conexão das forças ideológicas que disputam o poder, dentre outros fatores culturais e sociais. ITEM INCORRETO.

    Gabarito: C