SóProvas


ID
2083834
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, a microcefalia relacionada ao vírus Zika é uma doença nova que está sendo descrita pela primeira vez na história, com base no surto que está ocorrendo no Brasil. Em relação à microcefalia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A suspeita precoce, notificação adequada e registro oportuno de casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika é fundamental para desencadear o processo de investigação, visando classificar os casos notificados (confirmar ou descartar), bem como subsidiar as ações de atenção à saúde e descrição dessa nova doença.

    Portanto recomenda-se que todas as ações devem ser desencadeadas e conduzidas em caráter de urgência. Logo, faz-se necessário que os casos suspeitos de microcefalia e/ou alterações do SNC potencialmente relacionada à infecção pelo vírus Zika sejam notificados imediatamente às autoridades de saúde e registrados em um instrumento de registro específico e ágil, elaborado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de possibilitar a análise, consolidação e  caracterização do evento.

    O vírus Zika é usualmente transmitido ao homem pela picada de mosquitos do gênero Aedes, nas Américas, o principal vetor é o Ae. Aegypti. O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus emergente, que apresenta relação genética e sorológica com outros flavivírus de importância em saúde pública como o vírus da dengue, o da febre amarela e o do oeste do Nilo.

    Os principais sintomas da Zika são semelhantes aos de outras infecções por arbovírus, como a dengue, e incluem febre, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar ou dor de cabeça. Estes sintomas são, normalmente, ligeiros e duram de dois a sete dias.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC) / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.


  • letra a 

    Notificação imediata- ficha avulsa não espeficífica SINAN online

  • microcefalia não é doença, é um sinal clinico, vale recurso para anulação?