SóProvas


ID
2083846
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere o trecho reproduzido a seguir, presente em um documento do Ministério da Saúde (2013).

“[...] pressupõe a centralidade no sujeito, considerando seus desejos e possibilidades, com uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva, pois se evita ditar ou impor, a partir da autoridade profissional, quais seriam as escolhas e atitudes ade quadas ou não a serem adotadas. Considerando especificamente a atenção aos problemas de álcool e outras drogas, a estratégia visa minimizar as consequências adversas criadas pelo consumo de drogas, tanto na saúde quanto na vida econômica e social dos usuários e seus familiares. Nessa perspectiva, postula intervenções singulares que podem envolver o uso protegido, a diminuição desse uso, a substituição por substâncias que causem menos problemas, e até a abstinência das drogas que criam problemas aos usuários .”

O referido documento propõe, como uma das ações, uma abordagem para lidar com os diversos agravos e condições de saúde, entre os quais o uso de drogas. Essa abordagem é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    O Projeto Terapêutico Singular (PTS), principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psíquico.

     

    A estratégia de redução de danos pode ser definida como mais uma maneira de se abordar o usuário de drogas, descentrando o foco do problema da erradicação e da abstinência e privilegiando o direito à saúde de todos e o respeito à liberdade individual daquele que não deseja ou não consegue interromper o uso da droga. 

  • Fui seduzida pelo trecho "... intervenções singulares..." e acabei errando