SóProvas


ID
2083867
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem

Desde o início da epidemia de AIDS no Brasil, até junho de 2015, foram registrados, no país, 798.366 casos. Em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS - NULA

     

    Letra B: CORRETA

     A infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de TB ativa em indivíduos com TB latente, sendo o mais importante fator de risco para TB identificado até hoje. Vários estudos mostram que em pacientes infectados pelo HIV, com prova tuberculínica positiva (PPD > 5 mm), a quimioprofilaxia com isoniazida é efetiva em prevenir a TB.

    Além disso, o paciente deve informar ao seu médico sua história em relação à tuberculose: se já realizou PPD previamente e qual foi o resultado; se já teve tuberculose doença e, em caso positivo, com que medicações tratou; se reside ou já residiu em local com elevada taxa de TB; se já teve exposição prévia a TB como, por exemplo, morou ou trabalhou com algum paciente bacilífero; e se já viveu situação de “falta de moradia” ou “encarceiramento”.

     

    Letra C: CORRETA

    A infecção aguda é definida como as primeiras semanas da infecção pelo HIV, até o aparecimento dos anticorpos anti-HIV (soroconversão), que costuma ocorrer em torno da quarta semana apos a infecção. Nessa fase, bilhões de partículas virais são produzidas diariamente, a viremia plasmática alcança níveis elevados e o individuo torna-se altamente infectante. Como em outras infecções virais agudas, a infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clinicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), que se apresenta geralmente entre a primeira e terceira semana apos a infecção. Entre 50% a 90% dos indivíduos infectados apresentam SRA.

     

    Fonte:

    http://saberviver.org.br/publicacoes/aids-e-tb-uma-combinacao-perigosa/

    https://central3.to.gov.br/arquivo/249353/