SóProvas


ID
2084404
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processo de montagem de computadores, quando se recebe uma fonte de alimentação nova, ela vem de fábrica com chave de tensão na posição 220V. Se após o computador estar montado, essa fonte for ligada em uma tomada de 100V:

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra B.
    Quando ligamos um equipamento em uma menor tensão do que a sua de fábricaa não causa dano imediato ao aparelho. Normalmente, esse aparelho funciona com menos força. Porém, se ocorrer ao contrário, ligando em uma maior tensão do que a sua de fábrica,  o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica.

  • Questão mais mal feita que o batemã. No Brasil as tensões normatizadas são 220/127V, com exceções em 220/110V para áreas rurais onde o 110V é tomado num tap central do enrolamento do trafo, não existe tensão normatizada de 100V em nosso país!

    De qualquer forma, resposta certa é a b), os dispositivos de proteção da fonte cortam sua alimentação já que a tensão está fora do range para a tensão de referência selecionada.

  • Já queimei duas fontes de energia com esse meu esquecimento de voltagem.. Mas o que importa é o que banca quer então...

     

  • simplesmente queima a fonte , sai fumaça, já me explodi com essa banca.

     

  • Matheus, isso se o computador estiver ligado em um estabilizador. Se estiver diretamente ligado na parede, pode ter certeza que o prejuízo é grande. Experiência própria. O complicado é que a banca não detalha este tipo de informação crucial para entender o que ela quer da vida... 

     

    FFF - Foco, Força e Fé.

  • 220 v comporta em 110, significa que nenhum dano fisico poderá ocorrer no entanto 110 v não combina com 220v, ou seja, a questão remete a palavra Danificar e sim não é verdade, a unica opção que explica de forma a não danificar é a letra B.

  • O dano só ocorre, em regra, quando a tensão da rede elétrica é maior que a suportada pelo equipamento (Excesso de tensão). Do contrário, o equipamento nem ligará (Ou não funcionará direito), por insuficiência de tensão na rede elétrica. Para fixar:

    Equipamento de 100/110/127V -> Rede elétrica de 220V = Excesso de tensão -> Dano no equipamento (Geralmente na fonte, e em casos mais graves, na placa-mãe). Ouve-se pipocos, vê-se fumaça, e/ou cheira-se algo queimado.

    Equipamento de 220V > Rede elétrica de 100/110/127V = Insuficiência de tensão -> Sem danos (Em regra). Em geral, o equipamento nem vai funcionar pela insuficiência de tensão. Em se tratando de um computador, ele vai ficar "tentando ligar", girando ventoinhas, mas não vai dar vídeo.

    Por isso, o gabarito é a letra "B".

    -----

    Lucas, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o  ̶e̶s̶t̶r̶a̶g̶a̶b̶i̶l̶i̶z̶a̶d̶o̶r̶ estabilizador é potencialmente prejudicial aos equipamentos nele conectados. Isso porque, se houver uma queda na tensão cuja duração seja de frações de segundo, o e̶s̶t̶r̶a̶g̶a̶b̶i̶l̶i̶z̶a̶d̶o̶r̶ estabilizador, em sua tentativa de manter a tensão estável, não será rápido o suficiente ao fazer isso, "despejando" em suas saídas uma carga extra quando a variação de tensão já tiver cessado. Consequentemente, essa carga extra fará a tensão ficar maior que o normal, podendo danificar o que estiver conectado nas saídas do e̶s̶t̶r̶a̶g̶a̶b̶i̶l̶i̶z̶a̶d̶o̶r̶ estabilizador.

    É mais seguro conectar os equipamentos diretamente na tomada do que num e̶s̶t̶r̶a̶g̶a̶b̶i̶l̶i̶z̶a̶d̶o̶r̶ estabilizador, no caso de impossibilidade de se usar um filtro de linha com fusível (Que ainda é mais barato que um e̶s̶t̶r̶a̶g̶a̶b̶i̶l̶i̶z̶a̶d̶o̶r̶ estabilizador!) e uma rede elétrica devidamente aterrada, sempre se atentando, é claro, à voltagem correta dos equipamentos e da rede elétrica onde serão conectados.

  • ligando um equipamento projetado para 220v em 110, quer dizer que ele vai trabalhar só com 1/4 da potencia que ele precisa pra funcionar

     

    P1 = (V1^2)/R --> P1 = (220^2)/R

    P2 = (V2^2)/R --> P2 = (110^2)/R

    P2/P1 = 1/4 --> P2 =P1/4

     

    Ou seja, se minha cpu precisa de 100w de potencia da fonte pra poder ligar e eu dispor de uma fonte de 300w, se eu ligar ela em 110,  so vai chegar 300/4 = 75w, daí ela nao vai ligar.Agora se fosse uma fonte de 500w, 500/4 =125w, já seria suficiente pra ligar essa cpu, portanto essa questão caberia recurso, pois depende de quanta potencia a cpu em questão precisa.

  • Que aula Resolvedor d'Questões, show!

  • b) o computador não ligará. 

  • Tentar ligar aparelho 220V em uma rede 127V > O aparelho não funciona.

    Tentar ligar aparelho 127V em uma rede 220V > Queima do aparelho.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    Resposta: B

  • Cara,mas o avaliador não disse a circunstância em que funcionará o PC


    A tomada em que se ligará o PC é 110(127) ou 220?

    Se for 127 e a chave for 220 ,não funciona

    se for 220 e ligarem com a chave em 127 , queima a fonte...