SóProvas


ID
2084461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção correta, com referência à determinação da materialidade e da relevância no planejamento e na execução da auditoria.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "E"

     

     

    a) (ERRADO) No caso de entidades com fins lucrativos, as demonstrações contábeis tidas como relevantes para o público em geral podem não ser relevantes para os investidores que fornecem o capital de risco para o empreendimento.

    As demonstrações contábeis são relevantes para os investidores de capital em entidades com fins lucrativos.

     

     b) (ERRADO) Na determinação da materialidade, o auditor deve pressupor que os usuários do relatório de auditoria desconhecem os negócios e a atividade da entidade auditada.

    Não é isso que diz as NBCs. Os usuários das demonstrações contábeis devem ter razoável conhecimento do assunto e das atividades e negócios da entidade.

     

     c) (ERRADO) É indispensável determinar um valor mínimo para a classificação de relevância das distorções encontradas.

    A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade. (NBC TA 320)

     

     d) (ERRADO) Nas auditorias das demonstrações contábeis, a definição de materialidade para entidades públicas segue as mesmas regras e condições adotadas para as entidades privadas.

    No caso de entidade do setor público, os legisladores e reguladores são freqüentemente os principais usuários das demonstrações contábeis. Auditoria das demonstrações contábeis de entidade do setor público é, portanto, influenciada por lei, regulamentação ou outra autoridade e pelas necessidades de informações financeiras de legisladores e do público em relação a programas do setor público. (NBC TA 320)

     

     e) (CORRETO) Determinada distorção pode ser considerada irrelevante em termos materiais, ainda que afete a decisão de um usuário específico da informação contábil.

    Correto. Podemos citar como exemplo uma pequena fraude, em termos monetários, perpetrado pelo administrador de uma entidade. Em termos materiais tal distorção é irrelevante (pequeno valor em comparação ao tamanho da entidade) porém, é capaz de afetar a decisão de usuários da informação contábil na medida em que, ao tomarem conhecimento de tal situação, poderiam concluir que há riscos consideráveis para a entidade.

    Veja o trecho da NBC TA 320:

    A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade​.

  • Demonstrações Contábeis --> gerais, ou seja, não são feitas para um ou outro usuário específico, logo a materialidade é analisada de forma macro, e não particularidades.