SóProvas


ID
2087188
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e a aplicação dos resultados para o controle de problemas de saúde (APECIH, 2000; p. 1). A razão entre o número de indivíduos mensuravelmente afetados ou doentes por um agente em uma população definida em um período particular, sem considerar quando o processo ou doença começou, refere-se à taxa de

Alternativas
Comentários
  • A) MORBIDADE - Os indicadores de morbidade medem a frequência de problemas de saúde específicos como infecções, cânceres, acidentes de trabalho, etc. As fontes de dados costumam ser registros de hospitais e serviços de saúde, notificação de doenças sob vigilância e inqué- ritos de soroprevalência e de auto-relato de doenças, entre outros.

     

    B) LETALIDADE - Em algumas ocasiões, suspeita-se que uma doença determinada está causando um elevado e inusitado número de óbitos. É interessante conhecer quantas das pessoas doentes morrem, isso é, a proporção de casos fatais entre o total dos casos. Esse cálculo é chamado taxa de letalidade e é particularmente importante para avaliar a severidade de uma epidemia.

     

    C) - MORTALIDADE - A taxa de mortalidade estima o risco absoluto de morrer:

    Número de óbitos        x 1000

    Número da pop. total

     

    D) DENSIDADE DE INCIDÊNCIA - Incidência: é a medida do número de casos novos, chamados casos incidentes, de uma doença, originados de uma população em risco de sofrê-la, durante um período de tempo determinado. A incidência é um indicador da velocidade de ocorrência de uma doença ou outro evento de saúde na população e, consequentemente, é um estimador do risco absoluto de vir a padecer da mesma.

     

    E) PREVALÊNCIA - é a medida do número total de casos existentes, chamados casos prevalentes, de uma doença em um ponto ou período de tempo e em uma população determinada, sem distinguir se são casos novos ou não. A prevalência é um indicador da magnitude da presença de uma doença ou outro evento de saúde na população.

     

     

    Fonte: Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades (MOPECE) Medição das condições de saúde e doença na população. Organização Pan-Americana de Saúde.