SóProvas


ID
208912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A continuidade do negócio objetiva não permitir a interrupção das
atividades do negócio e proteger os processos críticos contra efeitos
de falhas ou desastres significativos. Com base nas normas
ISO 27001, ISO 27002, ISO 27005 e ISO 15999, julgue os itens
seguintes.

Pela combinação entre ações de prevenção e de recuperação, trata-se a interrupção causada por inconsistências e falhas da segurança que podem ser resultantes de controles de acesso, desastres naturais, acidentes, falhas de equipamentos e ações intencionais.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro possa estar em ações de prevenção, uma vez que a interrupão já foi concretiza e não faz mais sentido ações de prevenção, somente de recuperação.

  • Concordo com o comentário abaixo.

    De acordo com o prof. Socrátes Filho,as interrupções causadas já ocorridas por inconsistências ou falhas de segurança são tratadas por ações de recuperação EXCLUSIVAMENTE. As ações de prevenção só são utilizadas nas situações em potencial que podem provocar INTERRUPÇOES.

  •  Mas também as falhas não seriam resultantes da "Falta" de controle de acesso, e não resultante de controle de acesso. vejo dois erros nessa assertiva, sendo os já descritos nos comentários dos colegas e este. 

  • A questão está relacionada à continuidade dos negócios. Por uma leitura mais atenta, percebe-se que a questão afirma que controle de acesso pode resultar em inconsistências ou falhas da segurança, o que é um absurdo. Para ficar mais claro, a leitura da seção:

    14.1 Aspectos da gestão da continuidade do negócio, relativos à segurança da informação

    Convém que o processo de gestão da continuidade do negócio seja implementado para minimizar um impacto sobre a organização e recuperar perdas de ativos da informação (que pode ser resultante de, por exemplo, desastres naturais, acidentes, falhas de equipamentos e ações intencionais) a um nível aceitável através da combinação de ações de prevenção e recuperação. Convém que este processo identifique os processos críticos e integre a gestão da segurança da informação com as exigências da gestão da continuidade do negócio com outros requisitos de continuidade relativo a tais aspectos como operações, funcionários, materiais, transporte e instalações.

     

  • O erro está no fato de a questão dizer que as inconsistências e as falhas de segurança serem causadas por controles de acesso. Discordo com os dois primeiros comentários, visto que a COMBINAÇÃO de ações de prevenção e de recuperação podem tratar interrupções e inconsistência. A ênfase deve ser dada à COMBINAÇÃO desses elementos. Isso não inviabiliza a questão. O erro está mesmo no fato de controles de acesso causarem falhas.
  • Acho que o problema maior da questão é entender o que ela está falando, ela foi feita para confundir o candidado, vejamos:
    • Trata-se a interrupção causada por inconsistências e falhas da segurança pela combinação entre ações de prevenção e de recuperação? Certo ou errado? Se certo passe para a próxima pergunta.
    • Trata-se a interrupção causada por inconsistências e falhas da segurança (inconsistência e falhas da seguranção que podem ser resultantes de controles de acesso, desastres naturais, acidentes, falhas de equipamentos e ações intencionais) pela combinação entre ações de prevenção e de recuperação?Certo ou errado.

    Abraços, vamo que vamo.