-
Certo. A assertiva é bem clara. Como a requisição SYN parte do TCP que está na camada de transporte o impacto é direto nessa camada, consequentemente impacta nas aplicações que utilizam vários protocolos como HTTP, FTP e outros gerando a negação do serviço.
-
Questão Certa. O problema é a fonte onde pegaram isso: WIKIPEDIA! (copia/cola)
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SYN_Flood
"SYN flood ou ataque SYN é uma forma de ataque de negação de serviço (também conhecido como Denial of Service - DoS) em sistemas computadorizados, na qual o atacante envia uma seqüência de requisições SYN para um sistema-alvo visando uma sobrecarga direta na camada de transporte e indireta na camada de aplicação do modelo OSI."
-
Qual o problema em se coletar informações da WikiPedia? a Maior biblioteca de conhecimento humano, viva e atualizadissima.
-
Este é o problema
"Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido."
-
SYN FLOOD é um ataque de negação de serviço. Consiste em envio e respostas do SYN e ACK, uma entidade vai fazer a outra ser segurada mais tempo do que o necessário. Esse ataque basicamente aproveita das conexões em processo de abertura.
Fonte: Minhas anotações.
-
GABARITO: CERTO.
-
Por que a questão está correta? Pelo que eu entendi* o ataque Syn-flooding ocorre na camada de transporte das conexões TCP. O texto não faz menção ao modelo OSI (não descarto a hipótese de o problema estar no texto).
*O Syn-flooding é um tipo de ataque que envia inúmeras solicitações de conexões TCP com a flag SYN para a vítima, sendo esta um servidor de alguma aplicação. Para cada uma dessas requisições, o servidor reserva recursos para tratá-las.
Referência: Fox, Eduardo. Detecção de ataques syn-flooding em redes definidas por software.
-
CORRETO
SYN -> vem do TCP -> Handshake de três vias ;
Funciona assim:
cliente-> SYN-> servidor
Cliente<- SYN/ACK<- servidor
cliente-> ACK-> servidor
------------------
SYN= sincronizar
ACK= atesta que recebeu
Ou seja, o TCP está na camada de transporte, e se as requisições para sincronizar forem muitas temos um problema na camada de transporte, deixando indisponível o serviço, e indiretamente na camada de aplicação por quê? Porque se outro cliente tentar acessar o mesmo recurso ele não vai conseguir, afetando assim a disponibilidade, por exemplo, por meio do HTTP, o qual utiliza o TCP.