-
Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.
A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade cada vez crescente. Nos últimos quatro anos, somente o Estado do Tocantins expandiu sua área plantada ao ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A topografia plana, os solos profundos e o clima favorável ao cultivo das principais culturas de grãos e fibras possibilitaram o crescimento vertiginoso da região, que até o final da década de 1980 se baseava fortemente na pecuária extensiva.
Porém a área também é considerada complexa o que torna ainda mais audacioso o desafio de garantir uma agricultura moderna e sustentável. A área reúne 337 municípios e representa um total de cerca de 73 milhões de hectares. Existem na área cerca 324 mil estabelecimentos agrícolas, 46 unidades de conservação, 35 terras indígenas e 781 assentamentos de reforma agrária, segundo levantamento feito pelo Grupo de Inteligência Estratégica (GITE) da Embrapa.
Tamanha prosperidade levou à oficialização da delimitação do território por meio da assinatura de decreto pela presidenta Dilma Rousseff e ao lançamento da Agência de Desenvolvimento Regional do Matopiba pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos quatro estados que fazem parte da região.
Fonte: https://www.embrapa.br/tema-matopiba/sobre-o-tema
-
"Em 2015, o governo formalizou a região como um novo território de desenvolvimento e quer criar políticas para estimular o crescimento da nova fronteira econômica, vista como a última fronteira em expansão do país. "
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/mapitoba-conheca-a-ultima-fronteira-agricola-do-brasil.htm
-
Segundo maior bioma da América do Sul, Cerrado está ameaçado
Ocupando uma área de 2,036 milhões de quilômetros, o que equivale a 22% do território nacional, o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia. Caracterizado por uma vegetação de savana, com campos e bosques caracterizados por vegetação rasteira e árvores com galhos retorcidos e folhas grossas, o bioma concentra 5% da biodiversidade do planeta.
Toda essa diversidade, porém, está ameaçada. Atualmente, 48% de seu território original foi derrubado. Por estar localizado, em grande parte, em uma região plana e com um solo que é facilmente tratado, a região do Cerrado é propícia à agropecuária, o que está ameaçando a sua existência.
http://www.redecerrado.org.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/159-segundo-maior-bioma-da-america-do-sul-cerrado-esta-ameacado
-
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte está na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.
-
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região. Nas três últimas décadas, o Cerrado vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão.
Fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado
-
R(C)
-
Gab: c
LETRA A - Realmente temos um novo código florestal de 2012, porém como o próprio comando da questão afirma que o desmatamento cresceu 16% de 2014 para 2015.
LETRA B - Usina Hidrelétrica de Belo Monte -> fica no Pará
LETRA C - Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul ( área de 2,036 milhões de km), atrás apenas da Amazônia. Matopiba -> Maranhão, Piauí , Tocantins, e Bahia.
LETRA D - O objetivo do COP 21 fio o de conter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos 2 graus centígrados (2ºC)
LETRA E - A Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, contando com apenas 8,5% de suas florestas originais.
-
Atualização importante sobre a usina de Belo Monte:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/01/31/internas_economia,569460/chineses-querem-comprar-a-usina-eletrica-de-belo-monte-no-para.shtml