SóProvas


ID
2089375
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A ascensão da economia chinesa nas últimas três décadas elevou o status político da nação a ponto de reacender a rivalidade com os EUA. Com a recente crise econômica, embora adotando a estratégia de crescer e expandir, o país começou a perder força e já pleiteia nos fóruns internacionais uma redução dos custos do mercado internacional e o fim do protecionismo. Contudo, diferente dos países do centro, o poder que a economia traz à China está na sua incomparável produtividade. O poder geopolítico dado por sua economia está assentado principalmente em seu capital produtivo, não no financeiro. E sua força depende de manter sua expansão, mesmo que a taxas de crescimento menores. Considerando o cenário geopolítico e econômico recente da China, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Vide: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/china-possui-us-1-3-trilhao-de-divida-dos-eua

  • Marquei por dedução. Em atualidades geralmente funciona.  A alternativa c eh a única q traz uma resposta bastante associada ao cerne do enunciado. 

  • Relações entre EUA e China

     

    A ascensão da economia chinesa nas últimas três décadas elevou o status político da nação a ponto de reacender a rivalidade com os EUA. O reconhecimento da importância geopolítica da China pelos EUA ficou evidente com as novas diretrizes da política externa norte-americana, apresentadas em 2011. Com a estratégia chamada de “pivô”, o governo Obama busca redirecionar seu foco internacional do Oriente Médio para o sudeste asiático e a região do Pacífico, numa tentativa de contrabalancear a influência chinesa.

    No campo econômico, a disputa entre os dois pesos-pesados é cada vez mais acirrada. Em 2015, os EUA assinaram a Parceria Transpacífico (TPP), um tratado comercial que inclui Malásia, Cingapura, Vietnã e outros países banhados pelo Pacífico, mas exclui a nação chinesa. A China, por sua vez, busca ampliar acordos comerciais amplos com os países asiáticos e da Oceania. O país também lançou o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura, instituição com capital inicial de 50 bilhões de dólares que pretende financiar obras que promovam o crescimento do continente e aumentem a influência chinesa na região.

    No plano da defesa, incomoda à China as bases militares dos EUA na Coreia do Sul e no Japão, além das vendas de armamentos dos norte-americanos para a rival Taiwan. Por outro lado, as reivindicações territoriais da China no Mar do Sul da China e a disputa pelas ilhas Senkaku/Diaoyu com o Japão colocam os EUA em alerta na defesa de seus aliados na região.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Apesar de vários pontos de desconfiança na relação, China e EUA mantêm uma forte interdependência econômica. A China é responsável pelo financiamento de boa parte da dívida norte-americana. A parceria comercial entre as duas potências também é intensa: a China é o terceiro principal destino das exportações norte-americanas, enquanto os EUA são o maior importador de produtos chineses.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Texto correto. Portanto, alternativa C.

     

    http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/tag/china/

     

  • Gab: c

    LETRA A - Ocorreu em 2015 o fim da política do filho único na china

    LETRA B - Marquei essa por exclusão, porém não tenho a mínima ideia do erro desta alternativa. rsrs

    LETRA C - Mesmo com vários pontos de desconfiança na relação, China e EUA mantêm uma forte interdependência econômica. A China é responsável pelo financiamento de boa parte da dívida norte-americana.

    A parceria comercial entre as duas potências também é intensa:

       A China é o TERCEIRO principal DESTINO das exportações norte-americanas

       EUA são o maior IMPORTADOR de produtos chineses.

    LETRA D - A china que fornece brinquedos para o Brasil e não o contrário 

    LETRA E - A última crise econômica não afetou a China, pelo contrário impulsionou o seu crescimento. 

  • Segue o erro da letra B: ao contrário do que estatui a assertiva, Pequim mantém no extremo Oriente, com Malásia, Indonésia, Laos e Cingapura, intensa COOPERAÇÃO (E NÃO DISPUTA) pelas ilhas do Mar do Sul da China, principal via mundial para os porta-contêineres, para o petróleo (depois de Ormuz), e para o ferro e o carvão, maciçamente importados pela China. O Estreito de Málaca, que liga o Oceano Índico ao Mar da China Meridional, rota vital no abastecimento de Pequim e de Tóquio, desempenha papel estratégico no intercâmbio mundial do hidrocarboneto. Esse canal de comércio, que de fato é o segundo mais importante, depois do Estreito de Ormuz, que conecta o Golfo Pérsico ao Golfo de Omã, adquiriu essa relevância justamente do intercâmbio geopolítico e comercial das nações que circundam o Estreito de Málaca. Questão muito bem elaborada!

     

  • ERRO DA LETRA B

    A Cingapura não tem disputa no Mar do Sul da China.

    Todos os demais têm:

    Brunei

    Indonesia

    Malásia

    Filipinas

    Taiwan

    Vietnã

    Camboja

    Pequim mantém no extremo Oriente, com Malásia, Indonésia, Laos e Cingapura, intensa disputa pelas ilhas do Mar do Sul da China, principal via mundial para os porta-contêineres, para o petróleo (depois de Ormuz), e para o ferro e o carvão, maciçamente importados pela China.

    Fonte: material da aula do prof. Guilherme Casarões