SóProvas


ID
2089384
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os preços do barril de petróleo estão em queda vertiginosa no mercado mundial e, na avaliação da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a tendência de baixas cotações deve se manter até o fim da década. Entre agosto de 2014 e meados de 2016, o preço do barril de petróleo caiu 65%. Esta queda acentuada dos preços da principal fonte de energia mundial impacta de diferentes formas a geopolítica global, os investimentos das petrolíferas e a matriz energética global. Sobre a supracitada crise petrolífera, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A demanda por petróleo, nos últimos anos, caiu por causa do ritmo mais lento de crescimento das economias dos países grandes consumidores, como Estados UnidosChinaJapão e os países ricos da Europa. Ao mesmo tempo, a produção total mundial de petróleo seguiu o caminho inverso – 7,5 milhões de barris a mais por dia, entre 2009 e 2014, segundo a Agência Internacional de Energia (EIA, na sigla em inglês) –, a ponto de a oferta global, há dois anos, ter começado a ultrapassar a demanda.

    Fonte: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/01/por-que-o-petroleo-ficou-barato-e-como-isso-afeta-o-mundo.html

  • Entenda o motivo da queda do preço do petróleo

    Fábio Sasaki | 28/01/2016

     

    Como qualquer produto, o valor do petróleo no mercado mundial é determinado por uma regra básica da economia: a lei da oferta e da demanda. Se há muita procura e pouca oferta, o preço sobe. Por outro lado, se há muito petróleo disponível para compradores de menos, a tendência é o valor cair. É o que está acontecendo agora.

    Se analisarmos o lado da oferta, podemos dizer que há dois principais motivos para a produção de petróleo ter disparado:

     

    Descoberta de novas jazidas e aprimoramento da tecnologia:


    Nos últimos anos, com os preços do petróleo em alta, diversos países abriram novas frentes de exploração do produto. Projetos de extração no Ártico, na costa africana e no pré-sal brasileiro são alguns dos exemplos mais evidentes. Com isso, o mercado passou a contar com novos fornecedores, aumentando a oferta.

    Além disso, os Estados Unidos (EUA) investiram pesadamente na exploração do querogênio, um tipo de petróleo extraído das rochas de folhelho – um mineral informalmente chamado de xisto. O desenvolvimento de um novo processo tecnológico de fratura dessas rochas permitiu a produção em larga escala, o que elevou a produção diária norte-americana de óleo em 74% de 2008 para 2014. Ou seja, temos ainda mais petróleo disponível no mercado.

     

    http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/entenda-o-motivo-da-queda-do-preco-do-petroleo/

     

    LETRA E

     

     

  • A Arábia Saudita ta e rindo atoa. Com os preços baixos seus rivais se lascam. 

  • a) Incorreta. A baixa cotação do barril de petróleo tem implicações geopolíticas, pois afeta diretamente as receitas dos países exportadores de petróleo, como a Venezuela, Rússia, Arábia Saudita e Irã. Os Estados Unidos são importadores de petróleo, são um rival diplomático da Rússia, Venezuela e Irã. A Arábia Saudita é o maior exportador mundial, é rival diplomática do Irã, mas não da Rússia e Venezuela.


    b) Incorreta. A queda acentuada do preço do barril associada à crise do endividamento e dos escândalos de corrupção envolvendo dirigentes da estatal brasileira do petróleo, AFETOU as metas de extração no pré-sal, cujos ganhos de produtividade diminuíram. Para o consumidor final não houve benefícios, pois, apesar do preço do petróleo ter caído no mercado mundial, o preço dos derivados não sofreu redução no mercado brasileiro.


    c) Incorreta. O aumento da produção de óleo de xisto nos Estados Unidos elevou a produção mundial de petróleo. O excesso de oferta fez os preços caírem significativamente, pois os grandes exportadores, sobretudo a OPEP, não reduziram a sua produção.


    d) Incorreta. A queda dos preços pode atrasar a transição para uma economia de baixo carbono e as pesquisas em torno de uma maior eficácia energética e da busca de fontes renováveis, cujos preços também estão baixando. Economia de baixo carbono seria aquela em que a emissão de gases intensificadores do efeito estufa diminuiria sensivelmente, devido à redução na utilização de combustíveis fósseis.


    e) Correta. O preço do petróleo no mercado mundial é determinado pela oferta e pela demanda do produto, mas há, na atualidade, um desequilíbrio nesta relação, devido a descobertas de novas jazidas mundiais e ao aprimoramento da tecnologia para a extração do óleo. A produção é maior que a demanda.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • questão difícil da poxa macho