-
Reino Unido decide pela saída da UE:
Trata-se de uma decisão histórica, que muda a relação do país com seus vizinhos e com o mundo. O país pertenceu ao bloco desde a fundação de seu embrião, a Comunidade Econômica Europeia, há 43 anos.
O processo de saída, porém, não é automático - ele tem de ser negociado com os membros do bloco.
Essas negociação têm prazo máximo de dois anos e o Parlamento Europeu tem poder de veto sobre qualquer novo acordo formalizando o relacionamento entre o Reino Unido e a União Europeia.
As negociações de saída ainda não têm data de início, mas prometem ser complexas, pois envolvem a recisão de tratados internacionais e, sobretudo de legislação interna britânica. Para começar, o Parlamento britânico precisa derrubar os atos que dão primazia à lei europeia sobre a britânica.
Para se ter uma idea da complexidade, há pelo menos 80 mil páginas de acordos entre o Reino Unido e a União Europeia.
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36617020
-
a) É um fato inédito sim, foi a primeira vez que um país decidiu sair da UE.
b) O bloco passará a contar com 27 paises, porém 19 deles estão na zona do euro.
c) Gabarito
d) Os Euroceticos (que têm descrença acerca da UE) são a favor do Brexit.
e) inicialmente, a maior consequência do Brexit é o fim dos acordos comerciais do Reino Unido com o bloco, o que irá afetar as exportações e empregos gerados pela cadeia produtiva.
-
Pontos importantes sobre o assunto:
1. Plebiscito do Reino Unido votou por saída da União Europeia e a decisão histórica foi chamada de Brexit.
2. Políticos britânicos que apoiam a saída consideram que o Reino Unido deve criar restrições a imigrantes e de exercer uma política econômica independente da União Europeia.
3. A grave recessão econômica e o aumento do número de refugiados reacendeu o sentimento anti-imigração, a xenofobia e o medo de que os estrangeiros passem a competir no mercado de trabalho com o cidadão britânico.
4. A decisão do Reino Unido pode balançar o futuro da União Europeia e estimular outros países-membros a sair do bloco.
-
Assisti e recomendo! Aulão que dá para ter noção desde do comecinho!
União Europeia e Brexit - Atualidades para Concurso
https://www.youtube.com/watch?v=CstT91_RmRs&list=PLMKI_Diwi2rcBopp8K-JGuyk_Sv524Ehg&index=26&t=242s
-
a) A saída do Reino Unido da União Europeia é um fato inédito. Este país foi o primeiro a optar por sair do grupo. ITEM INCORRETO.
b) De fato, com a saída do Reino Unido, a UE passa a contar com 27 países-membros – se nenhum outro candidato entrar no grupo. A Zona do Euro, no entanto, é compartilhada pela maioria dos países do bloco. Por 19 países, para sermos mais exatos. ITEM INCORRETO.
c) Sim, este é um dos principais medos daqueles que querem a efetivação do Brexit, a possibilidade de que a livre circulação de pessoas, e a imigração ilegal, estejam roubando vagas no mercado de trabalhos dos nacionais do Reino Unido. ITEM CORRETO.
d) Os chamados eurocéticos são os nacionalistas – e não os líderes sindicais, que se apresentam, principalmente, contra o Brexit. ITEM INCORRETO.
e) Uma das principais consequências do Brexit é justamente em suas relações comerciais internacionais e correspondente cadeia produtiva e de emprego. Basta lembrar que o Reino Unido sai da condição de membro do mais importante bloco econômico global para ter relações comerciais com o resto do mundo que, teoricamente, serão mais flexíveis. ITEM INCORRETO.
Resposta: C