-
QUESTÃO CERTA
Um Proxy é alguém (um computador) que se faz passar por um outro (computador). O modo mais simples de se entender isso é no contexto de circuito virtual. Protocolos de transporte implementam a noção de circuito virtual. Um circuito virtual entre dois computadores é como se fosse um cabo ligando os dois, que permita o envio de bits nos dois sentidos. A criação do circuito virtual naturalmente depende da existência de conectividade entre as duas máquinas, através de linhas telefônicas, links de rádio, ou cabeamento de rede local. No caso do TCP/IP, circuitos virtuais são circuitos TCP, também chamados canais TCP. Quando você telneteia uma máquina, está criando um canal TCP que durará até o fim da sessão remota. O envio de um mail e a leitura de uma página web também criam canais TCP. Um canal TCP tem sempre exatamente duas extremidades, uma ativa, que tomou a iniciativa (chamada cliente) e a outra passiva, que aguardava a solicitação do cliente (o servidor). Há situações onde o cliente não pode ou não deseja identificar-se como tal. Isso ocorre quando ele está numa rede protegida por um firewall, ou quando ele não possui um endereço IP "oficial" da Internet. Em situações muito específicas, razões de desempenho podem justificar essa não identificação. Pois bem, num caso como esse, o cliente solicita a uma outra máquina que se faça passar por cliente. Essa outra máquina fará portanto o papel de intermediário. Ela abrirá o canal TCP com o servidor, mas redirecionará todo o tráfego proveniente do servidor para o cliente oculto, e todo tráfego proveniente do cliente oculto será redirecionado para o servidor.
-
Quando diz que protege também o servidor, deve estar se referindo ao proxy reverso.
-
Como a questão disse que o proxy estava agindo no lugar do cliente, achei que não protegesse o servidor de uma conexão direta, uma vez que uma conexão tem que ser estabelecida entre o proxy e o servidor, e a questão não falou nada em proxy no servidor. Alguém comenta isso?
-
flashfs, meu pensamento foi semelhante ao seu. Por isso discordo do gabarito.
-
Bora acordar, moçada....leiam o comentário do Alex!!! Certíssimo!!!
-
Proxy: é um intermediário, não realiza roteamento de pacotes, tem a função de não permitir o acesso direto entre a máquina e o servidor desejado. Um pacote gerado na máquina com destino ao servidor desejado não é enviado diretamente para o servidor. O proxy captura o pacote e gera um novo pacote dele próprio com destino ao servidor desejado.
O Proxy visita todos os níveis da arquitetura TCP/IP – Enlace, Redes, Transporte e Aplicação -, provendo uma camada de segurança entre a máquina e a internet.
-
Certo
Isso porque o proxy fica no meio do cliente e do servidor, podendo até restringir o acesso a sites não autorizados
-
Proxy o famoso motoboy
-
Uma das vantagens da utilização do proxy reverso e não expor o servidor diretamente à internet.
No site do Avast, diz:
Isso reduz o risco de ataques por dois motivos:
- Seu servidor está melhor protegido contra pessoas mal intencionadas.
- Os cibercriminosos que preferem sites fáceis de invadir verão que o seu é um pouco mais seguro e passarão pode ele.