-
Inspeção de estado é uma das técnicas de implementação de firewall.
Em vez de filtrar os pacotes apenas baseado na origem e destino dos endereços IP, o firewall compara o padrão de bits do pacote com um padrão conhecido, sem necessidade de processar toda a mensagem.
Para obter esse padrão "confiável", o firewall armazena características do estabelecimento da conexão (como número da porta, endereço de origem e destino, etc), podendo, portanto, decidir se uma porta de retorno pode ou não ser aberta.
A inspeção de estado oferece a velocidade de um filtro de pacotes junto com a segurança de um gateway de aplicações.
Não verifica os dados da carga útil do pacote e tem como principal limitação a exposição dos endereços IP das máquinas internas à rede, o que pode ser contornado com a adição de servidor proxy em conjunto.
fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Inspe%C3%A7%C3%A3o_de_estado
-
CORRETO.
O que poderia gerar confusão aqui é o fato de dizer que firewall de estado trata conexões UDP e ICMP que são conexões sem estado.
Isso é verdade e já foi cobrado de outras formas pelo CESPE quando afirmava que firewall de estado era somente para protocolos com estado.
Ocorre que o firewall usa de outros subterfúgios para identificar o estado de uma conexão. Pode ser usado ip origem/destino juntamente com porta, por exemplo. Durante um tempo aquele tráfego fica permitido e após um período ele negado caso não seja mais necessário.
-
O filtro de pacotes pode ser dividido em dois tipos:
• Stateless (sem estado): As regras são estáticas. Existe uma tabela interna de filtragem com várias regras e então cada pct passa por cada regra para validação. Todos os pcts, sem exceção, serão tratados de forma igual, ou seja, cada pacote é tratado de forma isolada: não guarda o estado da conexão e não sabe se o pacote faz parte de uma conexão feita anteriormente;
• Statefull (com estado): Existe uma tabela de estado com várias regras e então os pcts que estão relacionados, apenas o 1º pct passará pelas regras e os demais serão aceitos ou rejeitados de acordo com o resultado da avaliação do 1º pct e isso acontecerá até que a conexão se encerre ou ao atingir um limite de tempo.
Alternativa: Certa
-
Olha, já vi o termo inspeção que se baseia em estado, e filtragem de pacotes...mas filtragem baseada em estado foi a 1 vez...a filtragem do statefull, se baseia em portas, não?
-
maaano, ninguém coloca fonte nos comentários
não tem perigo de aparecer um Stallings, Kurose, Nakamura, Forouzan...
Caramba mano, se não tiver nos livros principais a questão deveria ser anulada sempre, a gente tem que validar isso