SóProvas


ID
209023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que concerne a sistemas de chave pública, assinatura e
certificação digital, julgue os itens subsequentes.

Sejam A e B usuários de um sistema de chaves públicas, cada um conhecendo as próprias chaves e a chave pública do outro. Se A cifra uma mensagem com a chave pública de B e cifra o resultado com a própria chave privada, somente B consegue decifrar a mensagem cifrada por A.

Alternativas
Comentários
  • Somente B consegue decifrar a mensagem cifrada por A pois A usou a chave pública de B. Somente a chave privada que faz par com a pública é que poderá decifrar. Essa chave é a chave privada que somente B possui.

    A segunda cifra realizada por A usando sua própria chave privada poderá ser decifrada usando a sua chave pública que qualquer um poderá ter (inclusive B). Portanto, esta cifra só garantiu a autenticidade e integridade da comunicação. A confiabilidade foi garantida ao se usar a chave pública de B

  • Resposta bem bacana a do amigo aí. Só acredito que no final da penúltima linha ele quis dizer confidencialidade ao invés de confiabilidade.
  • Escorreguei nesta maldita... 
    Mas ela está correta mesmo, pois devemos levar em conta que "Em um algoritmo de criptografia assimétrica (chave pública), uma mensagem criptografada com a chave pública pode somente ser descriptografada pela sua chave privada correspondente. Do mesmo modo, uma mensagem criptografada com a chave privada pode somente ser descriptografada pela sua chave pública correspondente."

    Para dar uma "fixada" vamos supor que as chaves pública e privada de A são, respectivamente, A+ e A-  (da mesma forma para B, temos B+ e B-). E digamos que a aplicação das chaves é dada da seguinte forma: chave(mensagem) --> resultado.

    Agora, digamos que a mensagem cifrada por A é a seguinte: "Concurseiro, codinome sofredor...". Então, teremos os seguintes passos:

    B+(Concurseiro, codinome sofredor...) --> A2$7@&9#!C
    A-(A2$7@&9#!C) --> 3WM@3!*%11&
    A+(3WM@3!*%11&--> A2$7@&9#!C
    B-(A2$7@&9#!C) --> "Concurseiro, codinome sofredor..."

    Assim, A cifra a mensagem usando a chave pública de B, e em seguida cifra-a denovo usando sua chave privada. Quando o resultado chega em B, ele o descriptografa usando a chave pública de A. E, por fim, sobra o código que foi crifrado com a chave pública de B e que pode SOMENTE ser descriptografado com a chave privada de B, "B-".
  • Acho q estão enganados, a mensagem esta indecifravel...


    Sejam A e B usuários de um sistema de chaves públicas, cada um conhecendo as próprias chaves e a chave pública do outro. Se A cifra uma mensagem com a chave pública de B e cifra o resultado com a própria chave privada, somente B consegue decifrar a mensagem cifrada por A.

  • também acho que B não tem como ver o resultado. Só A conhece a chave privada de A!