SóProvas


ID
209038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a VPN, julgue os itens que se seguem.

Apesar de ser uma opção disponível, não se recomenda o uso de autenticação junto com cifração em VPNs, considerando a diminuição de desempenho.

Alternativas
Comentários
  •  A criptografia é uma técnica utilizada nas VPNs para garantir uma de suas propriedades, a confidencialidade da troca da informações na rede. Portanto, é adequado o uso de autenticação com cifras nas VPNs para garantir o sigilo da comunicação.

    [1] http://www.portalchapeco.com.br/jackson/vpn.htm

  • ERRADO. A afirmativa não tem qualquer cabimento. O IPSec, por exemplo, nos seus dois modos de operação (ESP e AH) garante a autenticidade da informação trafegada.

  • O examinador quis confundir a nossa cabeça.
    O que não se pode utilizar simultâneamente é o modo ESP e o modo AH, mas se escolhermos o modo ESP teremos autenticação e criptografia e se escolhermos o modo AH somente a autenticação, sem criptografia, o que em alguns casos é melhor devido ao desempenho e devido ao AH englobar todo o cabeçalho IP.
  • Ops, corrigindo o comentário da Janete. O AH não protege todos os campos do cabeçalho IP, pois alguns campos são mutáveis - como o TTL.

    De acordo com Forouzan, o protocolo ESP (Encapsulating Security Payload) fornece os seguintes serviços: controle de acesso, autenticação de mensagem (integridade de mensagem), autenticação de entidade, confidencialidade e proteção contra ataques do tipo replay. Desta lista de recursos, o protocolo AH (Authentication Header) só não fornece confidencialidade.
  • Complemento

    Segundo Stallings(2008,p.358),"O encapsulamento de segurança do payload(ESP) oferece serviços de confidencialidade, incluindo confidencialidade de conteúdo da mensagem e a confidencialidade limitada de fluxo de tráfego. Como recurso opcional, o ESP também pode oferecer um serviço de autenticação."

    **Portanto, é recomendável sim até porque o ESP é amplamente adotado em VPNs conjuntamente com o modo túnel.

    Bibliografia:

    CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-4 EDIÇÃO 2008- WILLIAN STALLINGS

  • O comentário da Janete está errado em dizer que não é possível usar ESP + AH simultaneamente. É possível sim. Cuidado!!!!

    É recomendável sim usar por exemplo o IPSec com ESP no modo túnel para garantir autenticidade, integridade e confidencialidade.

  • VPN, uma aplicação típica de sistemas criptográficos, pode ser descrita como um fluxo de dados tunelado, em que os dados são cifrados e o túnel é estabelecido após autenticação das extremidades.

  • Errado.

    ---------

    QUESTÕES PRA FIXAR!

    VPN, uma aplicação típica de sistemas criptográficos, pode ser descrita como um fluxo de dados tunelado, em que os dados são cifrados e o túnel é estabelecido após autenticação das extremidades. (CERTO)

    Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. (CERTO)

    • Alguns softwares de VPN : NordVPN, SurfsharkRusVPN, Cyberghost VPN.

    Um serviço VPN (virtual private network) que utilize o IPSEC possui recursos para se verificar a confidencialidade e a integridade dos pacotes. (CERTO)

    As VPNs (virtual private network) são túneis criados em redes públicas para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas. Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança. (CERTO)

    Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia para manter seguros os dados trafegados. (CERTO)

    Por questões de segurança, quando um servidor de VPN está à frente de um firewall e conectado à Internet, filtros de pacotes devem ser configurados na interface Internet do servidor de VPN para permitir somente tráfego VPN de e para o endereço IP daquela interface. (CERTO)

    R: VPN é o caminho, firewall é o pedágio. O firewall consegue rotear, pode escolher quem vai na VPN quem não vai.

    [...]

    Bons Estudos!