SóProvas


ID
2091760
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo 

Alternativas
Comentários
  • pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura corporal, a fim de formar identidades solidárias. 

     

  • d) pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura corporal, a fim de formar identidades solidárias.

  • A

    ginástico visou à aquisição de hábitos saudáveis de higiene por parte da população, a fim de formar identidades competentes. Foi a tendência Higienista, comandada por médicos que buscavam homens sãos e mentes saudáveis, ano de 1920. O método ginástico veio logo após, com a tendência militarista 1930.

    B

    técnico-esportivo visa ao desenvolvimento técnico e à aptidão física, a fim de formar identidades emancipadas. O método técnico não esta preocupado com a emancipação e sim moldar o comportamento humano para o mercado de trabalho.

    C

    desenvolvimentista amplia o caráter excludente do currículo técnico-esportivo, facilitando a inserção de todos os alunos nas aulas, a fim de formar identidades vencedoras. A abordagem desenvolvimentista de Go Tani e Maoel tem como princípio trabalhar o movimento como meio e fim da educação física.

    D

    pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura corporal, a fim de formar identidades solidárias.

    E

    crítico vai denunciar os modelos reprodutores do sistema que mantém a estrutura social de forma injusta e que reforça as relações de dominação, a fim de formar identidades eficientes. Não está preocupado em formar identidades eficiente e sim pessoas críticas para transformar a sociedade.