SóProvas


ID
2091976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue o item seguinte.

A prática profissional cotidiana não se sujeita à alienação; por isso, favorece a liberdade e a criatividade profissional.

Alternativas
Comentários
  • ..., é importante a reflexão de que o espaço da prática profissional cotidiana é a esfera da realidade que mais está sujeita à alienação, conforme Heller (1985, p. 37). Alienação que, se dominar esse cotidiano, vai favorecer a cristalização de modos de pensar e agir, impossibilitando mudanças. Conforme apontado em proposta que pauta o projeto de formação profissional do assistente social, trata-se de um processo econômico, social, cultural e político em que o ser humano aliena-se em relação “aos produtos de sua atividade e à própria atividade”. Assim, ao ser produzido pelas instituições sociais, esse processo faz com que “os sujeitos sociais apareçam como objetos submetidos a um poder institucional que prevalece como força exterior, superior e natural aos próprios homens, e não como criação destes” (CADERNOS ABESS, 1997, p. 41) – o que implica a limitação da liberdade e da criatividade.

    fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Mun4ZGrqq-kJ:cressrs.org.br/arquivos/documentos/%257BD11F95D8-626F-438C-9751-BE0D655C9293%257D_parecer_favero.doc+&cd=8&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Ao enunciarmos essa particularidade, caminhamos para pensar a prática profissional do assistente social dentro de específicos espaços institucionais. Um tocante relacionado ao trabalho desempenhado pelo assistente social repousa na especificidade deste no contexto da sociedade capitalista. Por meio da apropriação privada dos meios de produção e das formas pelas quais os homens materializam a reprodução da vida social, o trabalho passa a se configurar como uma negação das potencialidades emancipadoras do ser social, impondo aos trabalhadores um processo de alienação tanto em relação à atividade realizada como de si mesmo e na sua relação com os outros. Esse processo de produção e reprodução social, que podemos chamar de atividades humanas, contém em si valores, e os de caráter econômico, devido à centralidade da produção em nossa sociedade apoiada na busca pelo lucro, sobrepõem-se aos outros. Como resultado, todos os demais valores éticos, estéticos se expressam como valores de posse, “de consumo, reproduzindo sentimentos, comportamentos e representações individualistas” (BARROCO, 2005, p. 35)

     

    fonte:http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/2248mpw4202l9W8dS658.pdf

  • Guerra afirma que a prática cotidiana favorece à alienação. A repetição nos faz agir de forma automática e assim nós não percebemos os fatos.

    Por isso o gabarito está errado.