-
Segundo Date:
"The conceptual level (also known as the community logical level, or sometimes just the logical level, unqualified) is a level of indirection between the other two."
Aparentemente em uma das versões traduzidas ouve um erro na tradução de indirection para simulação. E o examinador aproveitou o furo para derrubar meio mundo.
-
Não se confunda com o termo simulação. O níveis representam visões do banco de dados, não são formas de simular ou substituir uma visão!
-
O objetivo da arquitetura de três-esquemas é separar o usuário da aplicação do banco de dados físico.
Cada nível da arquitetura representa um NÍVEL DE ABSTRAÇÃO:
- Nível Externo - Abrange os esquemas externos ou visões de usuários. Cada esquema externo descreve a parte do banco de dados que um dado grupo de usuários tem interesse e oculta o restante do banco de dados desse grupo.
- Nível Conceitual - Possui um esquema conceitual que descreve a estrutura de todo o banco de dados para a comunidade de usuários.
- Nível Interno - Possui um esquema interno que descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados.
Fonte: Elmasri / Navathe, Sistema de Banco de Dados - 4ª Edição. (p. 22)
-
Gabarito Errado
Um SGBD é composto de uma coleção de arquivos inter-relacionados e de um conjunto de programas que permitem aos usuários fazer o acesso a estes arquivos e modificar os mesmos. O grande objetivo de um sistema de banco de dados é prover os usuários com uma visão abstrata dos dados. Isto é, o sistema omite certos detalhes de como os dados são armazenados e mantidos. Entretanto, para que o sistema possa ser utilizado, os dados devem ser buscados de forma eficiente. Este conceito tem direcionado o projeto de estrutura de dados complexas para a representação de dados em um banco de dados. Uma vez que muitos dos usuários de banco de dados não são treinados para computação, a complexidade está escondida deles através de diversos níveis de abstração que simplificam a interação do usuário com o sistema.
Nível físico: o nível mais baixo de abstração descreve como os dados estão realmente armazenados. No nível físico, complexas estruturas de dados de baixo nível são descritas em detalhes;
Nível conceitual: o próximo nível de abstração descreve quais dados estão armazenados de fato no banco de dados e as relações que existem entre eles. Aqui o banco de dados inteiro é descrito em termos de um pequeno número de estruturas relativamente simples. Embora as implementações de estruturas simples no nível conceitual possa envolver complexas estruturas de nível físico, o usuário do nível conceitual não precisa preocupar-se com isso. O nível conceitual de abstração é usado por administradores de banco de dados, que podem decidir quais informações devem ser mantidas no BD;
Nível de visões: o mais alto nível de abstração descreve apenas parte do banco de dados. Apesar do uso de estruturas mais simples do que no nível conceitual, alguma complexidade perdura devido ao grande tamanho do banco de dados. Muitos usuários do sistema de banco de dados não estarão interessados em todas as informações. Em vez disso precisam de apenas uma parte do banco de dados. O nível de abstração das visões de dados é definido para simplificar esta interação com o sistema, que pode fornecer muitas visões para o mesmo banco de dados.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
AJUDA:
No artigo seguinte: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EdbertoFerneda/BD%20-%20Aspectos%20Basicos.pdf
O professor diz que o nível Conceitual é sim uma simulação dos outros dois! (pag 7)
Se alguém puder ajudar e mandar inbox eu agradeço!
-
Profa . Patrícia Quintão
O nível conceitual realiza um mapeamento entre os níveis interno e externo. O nível conceitual não leva em conta o banco de dados em si, mas a forma como as estruturas serão criadas para armazenar os dados.
Nesta questão a banca tenta confundir o candidato empregando o termo simulação. Lembre-se de que os diferentes níveis representam diversas visões a respeito do banco de dados, não são formas de simular ou substituir uma visão!
-
ERRADO
Simulação é muito genérico( ou melhor, pode dizer qualquer coisa), pois eu posso entender que no nível conceitual seria detalhado o armazenamento dos dados ou mesmo projetar visões, o que não é verdade. É mesmo se falasse visões estaria errado, uma vez que cada nível específica uma coisa e as views são no nível externo!!!
ANSI/SPARC:
Nível externo/view-> Visões->visões de usuários-> descreve a parte que usuário tem interesse e oculta o restante.
Nível conceitual->descreve a estrutura de todo o banco de dados em alto nível
->( oculta detalhes de armazenamento)
-> concentra na descrição de entidades, tipos de dados, conexões, operações de usuários e restrições
Nível interno-> como os dados estão armazenados-> caminhos -> detalhes complexos
-
Fala, queridos alunos(as)!
Gabarito: ERRADO.
ARQUITETURA ANSI/SPARC(Três Esquemas).
É uma ideia no design de banco de dados relacional que divide um banco de dados em três categorias diferentes.
EXTERNO: (nível de visão, nível lógico do usuário, visão externa)
1- é aquele mais próximo do usuário e ocupa-se da forma como os dados são vistos por cada usuário;
2- visão individual dos usuários.
INTERNO: (nível de armazenamento ou físico)
1- é o meio mais próximo do meio de armazenamento físico;
2- está mais longe dos usuários e mais próximo do banco de dados;
3- no nível interno da arquitetura, são descritos os caminhos de acesso para o banco de dados.
CONCEITUAL: (nível lógico de comunidade ou nível lógico)
1- é o nível indireto entre os níveis (interno e externo);
2- descreve a estrutura do banco de dados inteiro para uma comunidade de usuários;
3- quais dados são armazenados em todos o banco de dados e como os dados estão inter-relacionados;
4- esse nível oculta os detalhes das estruturas de armazenamentos físico;
5- concentra-se na descrição da entidade;
6- não é preocupado com uma parte e sim com o banco inteiro.
Bons Estudos!