-
Conceitos básicos - BD
Independência de Dados: capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior
Independência de dados física: modifica o esquema físico sem que, com isso, qualquer programa aplicativo precise ser modificado;Independência de dados lógica: modifica o modelo lógico sem que, com isso, as aplicações precisem ser modificadas.
-
Independência de dados lógica: é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário.
Independência de dados física: é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual, o esquema externo ou as aplicações do usuário.
-
A independência de dados física por si não implica em atendimento à independência de dados lógica. Determinado SGBD pode aplicar cada um dos conceitos de forma individual e, inclusive, parcialmente.
Os mapeamentos conceitual/interno e externo/conceitual são a chave para a independência de dados física e lógica, respectivamente. Um sistema fornece independência de dados física se os usuários e programas de usuários forem imunes a mudanãs na estrutura física do banco de dados armazenado. De modo semelhante, um sistema proporciona independência de dados lógica se os usuários e os programas de usuários também forem imunes a mudanças na estrutura lógica do banco de dados. [Date, 2003]
-
-
Segundo Navathe, "em geral, a independência física de dados existe na maioria dos bancos de dados e ambientes de arquivo, nos quais detalhes físicos, como a localização exata dos dados no disco, e detalhes de hardware sobre codificação do armazenamento, posicionamento, compactação, divisão, mesclagem de registros, e assim por diante, são ocultados do usuário. As demais aplicações ignoram esses detalhes. Por sua vez, a independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada porque permite alterações estruturais e de restrição sem afetar os programas de aplicação – um requisito muito mais estrito."
Ou seja, a independência física de dados não garante que também temos a independência lógica de dados. Gabarito "E".
(Fonte: Sistemas de Banco de Dados, 6ed. Navathe, pag 23)
-
MODELO LÓGICO DEPENDE DO SGBD.
-
Conforme citado, a independência física permite que o Nível Físico seja modificado sem afetar o Nível Conceitual. Por outro lado, na Independência Lógica, o Nível Conceitual deve poder ser alterado independentemente do Externo.
Logo, pode-se obter independência física permitindo a alteração do nível físico independentemente do conceitual sem obter independência lógica.
PROF. PATRÍCIA QUINTÃO - GRAN CURSOS
-
Não necessariamente. Se o sistema permite uma modificação no nível físico, a regra é que esta modificação não implique uma modificação das aplicações usadas pelos usuários (views por exemplo). O que não ocorre, igualmente, com o nível lógico. No nível lógico, modificações podem ou não gerar alterações nas aplicações. A alteração ocorrerá quando no nível lógico for excluído um atributo (coluna) em que, a aplicação do usuário que está rodando, não consiga diferenciar em tempo a modificação da exclusão. Portanto, não se pode dizer que, se há nível de independência no esquema físico haverá igualmente no lógico! Gabarito: Errado.
-
Independência de dados: Capacidade de alterar os esquemas de determinado nível, sem que isso afete os níveis superior.
Independência Lógica:
Parte do conceitual
Haverá mudança no nível conceitual
Não afeta o nível externo (superior ao conceitual) e aplicações.
Independência Física:
Parte do nível Físico
Haverá mudança no nível Físico
Não afeta o nível conceitual, nem o externo, nem aplicações.
-
"Pão pão, queijo queijo"
SOARES, Alexandre
-
"Meu aluno, questãozinha muito do mixuruca"
-
Gabarito: errado
Trata-se do banco de dados em esquema de 3 níveis, quais sejam: nível interno, nível conceitual/ lógico e externo. Dessa forma, essa independência é realizada a partir da alteração do nível de baixo que não afetará o nível de cima . Portanto, com a alteração do nível conceitual não é alterado o nível externo, com independência lógica. Assim ocorre também com a independência física, que é a alteração do esquema interno, sem alterar o conceitual.
-
"PÃO PÃO QUEIJO QUEIJO"
SOARES, Alexandre
-
Já começa estranho aqui "Acerca da divisão nos níveis interno, conceitual e externo".
Modelo Físico = Interno
Modelo Conceitual = externo
-
Vamos com tudo meu aluno(a), Rumo à Aprovação!
Gabarito: Errado.
_____________________________________________________________________________________
O que é Independência dos Dados?
Trata-se da habilidade de alterar o conceito dos esquemas de determinado nível, sem afetar o esquema de nível superior.
_____________________________________________________________________________________
O que é a Independência Lógica dos Dados?
É a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema externo ou as aplicações do usuário.
_____________________________________________________________________________________
O que é a Independência Física dos Dados?
É a capacidade de alterar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual.
_____________________________________________________________________________________
RESUMO:
Independência dos Dados = sem afetar o esquema de nível superior.
Independência Lógica (alterar o esquema conceitual) = sem ter que alterar o esquema externo.
Independência Física (alterar o esquema interno) = sem ter que alterar o esquema conceitual.
Bons Estudos!