SóProvas


ID
2093623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos protocolos de redes locais, julgue o item subsequente.

Se uma comunicação que utiliza o protocolo FTP for estabelecida, o comando GET poderá ser enviado pelo computador para efetuar o download de um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • GET

    Este comando provavelmente é o mais utilizado já que é o que se utiliza para baixar os arquivos do servidor remoto de FTP. Você tem que estar no diretório do servidor remoto onde está o arquivo que quiser receber. Será copiado no diretório local no qual estiver.
        get arquivo.txt

     

     

    http://www.criarweb.com/artigos/comandos-ftp.html

     

    https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/FTP

  • Gabarito Certo

    OPEN

    Com este comando se abre uma sessão com o ftp selecionado. Este comando não funcionaria sem previamente ter estabelecido conexão com o servidor FTP mediante a seguinte sintaxe:
    ftp 212.152.1.22
    Podendo substituir o endereço pelo nome do ftp do domínio ao que deseja acessar.

    CLOSE

    Como é evidente, com este comando se fecha sessão.

    GET

    Este comando provavelmente é o mais utilizado já que é o que se utiliza para baixar os arquivos do servidor remoto de FTP. Você tem que estar no diretório do servidor remoto onde está o arquivo que quiser receber. Será copiado no diretório local no qual estiver.
    get arquivo.txt

    PUT

    Este como o segundo é muito utilizado fazendo justamente o contrário, transferindo os arquivos ao servidor de FTP. Os arquivos de origem são tomados do computador local, do diretório onde estiver situado em local. Transfere-se ao diretório remoto onde estiver situado.
    put arquivo.txt

    LCD

    Especifica o diretório local sobre o qual vamos trabalhar, ou seja, onde colocaremos os arquivos que queremos compartilhar com o servidor remoto.

    CD

    Este comando age da mesma forma que em MS-DOS, ou seja, se utiliza para se mover através dos diretórios do servidor de FTP.

    LCD

    Tem a mesma função que o anterior, porém este aplicado a seus diretórios locais.

    LS

    Com este comando tiramos uma lista de diretórios e arquivos encontrados no servidor, age da mesma forma que no intérprete de comandos em Linux.

    DELETE

    Cuidado com este comando, que só se pode aplicar ao servidor remoto, já que se utiliza para apagar arquivos que se encontre em tal servidor com o qual estamos conectados. Só poderão utilizá-los, usuários que tiverem as permissões adequadas.

    APPEND

    Permite renovar um download que por qualquer motivo tiver sido interrompido. Este comando pode ser muito útil quando tentamos downloads de arquivos bastante pesados, que demorem muito tempo, já que pode renovar o download no ponto que você a deixou.

    MPUT

    Este comando nos permite transferir vários arquivos de uma vez ao servidor remoto, é bastante útil quando se necessita transferir vários arquivos.

    MGET

    Faz a operação inversa que o anterior, ou seja, baixa vários arquivos do servidor em remoto, de uma só vez.

    USER

    Com este comando mudamos de usuário e iniciamos sessão com outro usuário diferente.

    BYE

    Por último, há um comando que fecha a sessão e sai do programa de ftp de forma que todas as sessões abertas se fecham.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O FTP é um protocolo usado em transferência de arquivos. O comando GET é o responsável por fazer o download de arquivos de um servidor remoto de FTP.

  • Corroborando:

    1) FTP: protocolo de transferência de arquivos que se baseia no modelo cliente/servidor.

    2) comando GET para download.

    3) comando PUT para upload.

    4) TCP 20 para download e upload.

    5) TCP 21 para controle.

  • Resumão do FTP (FEITO COM COMENTÁRIOS DO QC)

    FTP

    O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP que utiliza duas conexões TCP paralelas para transferir um arquivo: uma de controle e outra de dados.

    FTP usa o TCP;

    TFTP usa o UDP;

    PORTAS

    Conexão Controle: 21 – half-duplex - ESPECÍFICA PARA CONTROLE E AUTENTICAÇÃO (USUÁRIO E SENHA)

    Conexão Dados: 20 – full-duplex - ESPECÍFICA PARA DADOS- DOWNLOAD E UPLOAD 

    Explicando: Um cliente realiza uma conexão, chamada conexão de controle (porta 21), que permanece aberta durante o período da sessão, enquanto uma segunda conexão, a conexão de dados (porta 20), requisitando a transferência do arquivo. A conexão de controle é usada como "adminsitrador" da sessão.

    (2015-CESPE) O protocolo FTP faz uso de, no mínimo, duas conexões durante uma sessão de transferência: uma conexão half-duplex para controle, tipicamente pela porta TCP 21, e uma conexão full-duplex para transferência de dados.

    Por causa desse sistema de duas conexões, o FTP é considerado out-of-band.

    O FTP usa a mesma estratégia de comunicação do SMTP para a sua conexão de controle.

    CRIPTOGRAFIA DO FTP

    (2013-CESPE) O serviço FTP, em sua forma nativa, não possui suporte à criptografia na transmissão dos dados. É possível, entretanto, utilizar esse serviço em conjunto com o SSH, chamando o SFTP, que utiliza criptografia na transmissão dos dados.

    SFTP (Secure File Transfer Protocol)

    Utiliza o SSH – Secure Shell para estabelecer um canal de comunicação criptografado, tanto para a autenticação do contato como para o tráfego de dados. O SFTP utiliza apenas uma única porta, a 22, mas é de implementação técnica difícil.

    FTPS (FTP over SSL)

    Camada extra de criptografia aplicada pelo SSL (Secure Socket Layer). Assim como o HTTPS, o FTPS exige certificado digital (e mostra um cadeado no navegador). Usa as portas 989 para dados e 990 para controle (o número da porta de controle sempre é mais alto).

    Observe que o FTP utiliza duas formas para criptografar (SSH ou o SSL), portanto, não há relação com o DNS

    COMANDOS

    2) comando GET para download.

    3) comando PUT para upload.

    Se uma comunicação que utiliza o protocolo FTP for estabelecida, o comando GET poderá ser enviado pelo computador para efetuar o download de um arquivo.

    O FTP utiliza 3 modos de transferência do arquivo:

    Por Fluxo = modo padrão. O arquivo é enviado, por um fluxo contínuo de bytes, ao TCP. Quando chega nesse protocolo, ele separa os dados recebidos em porções com um tamanho apropriado para o transporte.

    Modo Blocado = o próprio FTP faz a separação dos dados em vários blocos e, nesse caso, cada bloco é precedido de um cabeçalho especial. Daí envia-os ao TCP para transporte.

    Por Compressão = no caso de arquivos muito grandes, os dados podem ser comprimidos, antes de serem enviados, usando um algoritmo.