-
Organização de computadores - Tanenbaum - pg 3
Nível lógico digital - portas
Nível de microarquitetura - ULA
-
Na arquitetura de Von Newman ele já prescrevia o processador formado pela UC (Unida de Controle), Registradores e ULA (Unidade lógica e Aritmética). Logo é mais antiga que a fome!
-
http://www.eng.uerj.br/~ldmm/Arquiteturas_de_Alto_Desempenho/Arquitetura_de_Computadores.pdf
-
Os computadores modernos são projetados como uma série de níveis, cada um deles construído em cima de seus precursores. Cada nível representa uma abstração distinta, com diferentes objetos e operações presentes em cada um deles. Se projetarmos e analisarmos os computadores desta maneira, estaremos sempre aptos a ignorar temporariamente os detalhes irrelevantes, reduzindo uma questão complexa a algo muito mais fácil de ser entendido.
NÍVEL 0 - LÓGICO DIGITAL
O nível 0, o mais baixo, é composto pelo hardware da máquina. Seus circuitos executam programas na linguagem de nível 1. Cabe mencionar a existência de um outro nível abaixo do nível 0 (nível dos dispositivos) área de domínio dos físicos, engenheiros elétricos e eletrônicos. O nível da lógica digital é composto pelas portas lógicas que combinadas formam os principais dispositivos da computação, dentre eles, o processador.
NÍVEL 1 – MICROARQUITETURA
O nível 1 (nível da microarquitetura) é composto por um conjunto de registradores que formam uma memória local e um circuito chamado ULA (Unidade Lógica e Aritmética) que é apto a realizar operações aritméticas muito simples.
-
GABARITO (ERRADO).
Os registradores e a unidade lógica aritmética (ULA) são componentes do nível lógico digital das máquinas multiníveis contemporâneas.
CPU - Unidade Central de Processamento - ULA, Registradores e UC Unidade de Controle/Sessão de Controle, São componentes Físicos digitais.
-
Nível 1 - Microarquitetura é composto pelos REGISTRADORES, UC e ULA.
As portas lógicas estão no nível 0