Pelo meu entendimento: o projeto físico está mais atrelado ao pessoa que desenvolve o SGBD que ao DBA. No caso, aos funcionários da Oracle ou da Microsoft (SQL Server). O projeto físico se refere aos algorítmos de implementação do banco de dados, e geralmente está fora do escopo normal de trabalho de um DBA.
Ao meu ver, a questão tem dois erros:
1) O administrador do banco de dados não pode fazer alterações no projeto físico desse banco de dados: de forma geral, ele não vai fazer alterações no projeto físico. Mas dizer que não pode é muito forte. Se ele estiver trabalhando com um SGBD como PostgreSQL o MySQL, que é software livre, e tiver conhecimento para tal, ele pode tranquilamente alterar.
2) No entanto, pode sugerir que o pessoal técnico da área de desenvolvimento o faça: ao meu ver, não é o "pessoal de desenvimento" da empresa que iria fazer a modificação. Seria necessária uma equipe mais especializada - que também é de desenvolvimento, mas acho que deu a entender que era um desenvolvedor "padrão" que iria fazer a alteração.
Enfim... espero ter sido claro :P