-
CPR trata-se de título cambial, negociável no mercado e que permite ao produtor rural ou suas cooperativas obter recursos para desenvolver sua produção ou empreendimento, com comercialização antecipada ou não. O BB foi a primeira instituição financeira a implementar o título, utilizando a sigla "BB" para caracterizar sua marca.
Com o seu aval, o BB garante o resgate da CPR no seu vencimento, caso o emitente(Produtores rurais e suas cooperativas de produção)não o faça.
-
A emissao é do produtor rural, suas associaçoes e cooperativas agricolas.Banco nao emite.
-
O macete é lembrar de Cédula do ProdutoR Rural.
-
ERRADO.
Por ser um título de crédito, a emissão é do produtor rural, suas associações e cooperativas agrícolas. Não é o banco que emite.
-
A CPR é um título que pode ser emitido por produtores rurais, suas cooperativas de produção e associações, com a finalidade de obtenção de recursos para desenvolver sua produção ou empreendimento.
Pode ser emitida em qualquer fase do empreendimento pecuário ou agrícola (pré-plantio, desenvolvimento, pré-colheita ou mesmo produto colhido).
O BB disponibiliza a seus clientes a concessão de aval em CPR físicas e a aquisição direta de CPR financeiras, envolvendo as modalidades:
• CPR Física: o produtor ou cooperativa vende, antecipadamente, parte de sua produção ao mercado (concessão de aval). O resgate da CPR é feito pela entrega, ao comprador, da produção negociada;
• CPR Financeira: o Banco antecipa os recursos ao produtor ou cooperativa, que se compromete a resgatar financeiramente a CPR (aquisição).
Beneficiários, em negócios com o Banco
Emitentes: produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas) e suas cooperativas de produção;
Compradores:
CPR física: empresas beneficiadoras, exportadoras, fundos de investimento e demais pessoas físicas e jurídicas;
CPR financeira: o Banco.
Valor Financiável
Valor da produção agropecuária, com base nos preços médios de mercado, observado o teto definido para o produtor e os prazos de negociação.
Limite de Financiamento
Percentual sobre a produção agropecuária estimada/obtida, de acordo com a fase do empreendimento (planejamento, desenvolvimento, pré-colheita, produto colhido/acabado etc.).
Prazo
A partir de 20 dias e até uma safra normal do produto ou 360 dias, no caso de animais, leite e derivados.
Modalidade CPR Risco Conveniada
Nessa modalidade, o Banco adquire CPR física ou financeira emitidas por produtores ou cooperativas indicadas por empresas conveniadas com o Banco, que prestam garantia nessas CPR.
http://www.bb.com.br/portalbb/page100,107,2917,9,1,1,2.bb?codigoMenu=417&codigoRet=2093&bread=40_7
-
que merda é essa meu irmão. tudo no cespe vira pegadinha.
mas vamos lá uma hora nós pegamos essa banca
-
Esta cespe deve ter um monte de palhaços fazendo as questões. Pegadinha uma atrás da outra. Desta forma não se contempla o conhecimento mas a sacanagem. Afinal o Brasil é dos espertos não dos inteligentes. Por isso esse país é essa draga!!!
-
quem emite a CPR é o produtor rural não o BB
-
O BB apenas disponibiliza a seus clientes a concessão de aval em CPR. ele não emite como diz a questão
gab errado
-
Esta forma de captação de recursos citada na questão é a famosa Letra de Crédito do Agronegocio (LCA)
-
Afirmativa errada- com base na LEI 8.929, DE 22 DE AGOSTO DE 1994.
Art. 2º Têm legitimação para emitir CPR o produtor rural e suas associações, inclusive cooperativas.
Portanto o BB não emite a CPR.
-
para iniciantes:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/mercado-de-balcao/titulos-financeiros/cedula-de-produto-rural-cpr.htm
-
ERRADO
"A cédula de produto rural (CPR) é um título negociável no mercado que permite ao BB, ao emiti-lo, obter recursos diretamente dos grandes investidores para o financiamento de pequenos produtores rurais."
O banco não emite a cédula. Quem emite, é o produtor rural, veja o nome: Cédula do Produtor Rural. O banco apenas entra dando garantia ao investidor que aplicará seu $$ nesse produto.
O correto, portanto, seria:
"A cédula de produto rural (CPR) é um título negociável no mercado que permite ao BB, ao garanti-lo, obter recursos diretamente dos grandes investidores para o financiamento de pequenos produtores rurais."
BONS ESTUDOS! :)