SóProvas


ID
2095036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando do estacionamento dos caminhões bomba e betoneira em determinada obra, o engenheiro da construtora responsável pela obra realizou alguns procedimentos para garantir que o concreto estivesse de acordo com o que fora encomendado à empresa fabricante e com o especificado no projeto. Ao iniciar os procedimentos, ele verificou que o lacre do caminhão betoneira não coincidia com o código da nota fiscal. Ainda assim, ele aceitou o lote porque as outras informações da nota estavam de acordo com as especificações de projeto. Em seguida, pediu para o condutor do caminhão betoneira, que estava ligado ao caminhão bomba, gerar um primeiro jato com uma pequena quantidade de concreto, para realizar o ensaio de abatimento (slump test).

O engenheiro solicitou ao ajudante que confeccionasse três corpos de prova que serviriam para testar a resistência do concreto em laboratório para a concretagem de pilares de um andar da edificação com volume correspondente a 9 m3 . Durante a concretagem da laje, para acelerar o adensamento do concreto, o encarregado colocou o vibrador de imersão em contato com as paredes das fôrmas e ferragens já concretadas.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.

O engenheiro contrariou recomendação de procedimento de recebimento de concreto ao indicar o uso do primeiro jato de concreto para o ensaio de abatimento.

Alternativas
Comentários
  • O caminhão betoneira é ligado ao caminhão bomba e gera-se um primeiro jato de uma pequena quantidade de concreto, inaproveitado, pois o agregado e o aglomerado não estão bem misturados. Logo após é lançada outra pequena quantidade, com a qual se faz o ensaio de abatimento (“slump test”), que faz uma avaliação da plasticidade do concreto.

     

    https://www.ufrgs.br/eso/content/?tag=slump-test

  • NBR NM33

    3.3 Coleta de amostras de betoneiras estacionárias
    3.3.1 A coleta de amostras deve ser realizada durante a
    operação de descarga, após a retirada dos primeiros 15%
    e antes de completar a descarga de 85% do volume total
    da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais
    períodos regularmente espaçados e dentro do limite de
    tempo indicado em 3.1.3.

  • 3.3 Coleta de amostras de betoneiras estacionárias


    3.3.1 A coleta de amostras deve ser realizada durante a operação de descarga, após a retirada dos primeiros 15% e antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais períodos regularmente espaçados e dentro do limite de tempo indicado em 3.1.3.

  • Eita que essa obra está toda errada!

  • NBR NM33:1998

    3.3 Coleta de amostras de betoneiras estacionárias 3.3.1 A coleta de amostras deve ser realizada durante a operação de descarga, após a retirada dos primeiros 15% e antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada, devendo ser realizada em dois ou mais períodos regularmente espaçados e dentro do limite de tempo indicado em 3.1.3.

  • galera, essa coleta de amostra não é apenas pra a moldagem dos CP's?

    além do mais, essa norma é bem específica para o uso em betoneira estacionária e não caminhão betoneira, alguém pode esclarecer melhor?

    O erro da questão deve ser mencionar "o primeiro jato", obviamente ainda não tá homogêneo portanto inadequado pra o slump test

  • Pessoal,

    O comentário da Fátima está corretíssimo, mas os outros acertaram por motivos errados. Cuidado!

    Essa amostra que se retira após os 15% é para moldagem dos corpos de prova, o teste de slump deve ser realizado antes de começar o lançamento do concreto (porém, não no primeiro jato). Já pensou realizar o slump após 15% do concreto já lançado? Se não estiver de acordo? Vai colocar o concreto lançado de volta no caminhão? Não tem lógica

  • Primeira Bibliografia:

    Para concretos usinados:

    – Coletar amostras do terço intermediário do caminhão betoneira.

    – Retirar quantidade suficiente, 50% maior que o volume necessário, e nunca menor que 30 litros, misturando em um carrinho para assegurar a homogeneidade;

    ___

    Segunda Bibliografia

    NBR NM 33 - Concreto - Amostragem de concreto fresco (Indicada na NBR 67)

    Coleta de amostras de betoneiras estacionárias.

    Coleta de amostras de caminhões-betoneira.

    3.3.1

    ►A coleta de amostras deve ser realizada durante a operação de descarga,

    Após a retirada dos primeiros 15%

    ►E antes de completar a descarga de 85% do volume total da betonada,

    ►Devendo ser realizada em dois ou mais períodos regularmente espaçados e dentro do limite de tempo indicado em 3.1.3.

    3.3.2

    Para efetuar a coleta de amostras, interceptar com o recipiente a totalidade da seção do fluxo de concreto no ponto de descarga da betoneira ou desviar completamente a descarga para dentro do recipiente de amostragem. Proceder cuidadosamente de forma a não restringir o fluxo de concreto, a fim de evitar a segregação de seus componentes.

    ___

    Correto, mas...

    O que ocorre na prática é o caminhão chegar na obra e já fazer os corpos de provas.

    Esse método recomendado de pegar as amostras após 1/3 médio é bastante inviável.

    Tem que parar a concretagem, desconectar as bombas...

    E como saber que chegou nos 1/3?

    É a tipica recomendação que só funciona nas páginas das NBR.

    ___

  • SE O SLUMP ESTIVER ERRADO EU QUERO SABER, COM OS COLEGAS. O QUE FAZER COM OS 15% JÁ LANÇADOS ???, MANDA TIRAR??