SóProvas


ID
2095147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere a centrais hidrelétricas, turbinas e geradores, julgue o próximo item.

Em uma turbina Francis em operação, a água entra no rotor pela periferia e sai axialmente em relação ao eixo. Esse tipo de turbina pode ser executada tanto com eixo na horizontal quanto na vertical.

Alternativas
Comentários
  • "Em operação, a água entra no rotor pela periferia, após passar através da pás diretrizes as quais guiam o líquido em um ângulo adequado para a entrada das pás do rotor, deixando o mesmo axialmente em relação ao eixo.

    A turbina Francis pode ser executada tanto com eixo na horizontal quanto na vertical. A construção com eixo na horizontal, ou seja, a roda trabalhando verticalmente é utilizada para pequenas unidades, nesse caso apoiados em mancais de deslizamentos radiais e dispensa a utilização de mancais guias, utilizados quando a construção é de eixo vertical, além da utilização do mancal de escora axial."

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATzIAE/tipos-turbinas-hidraulicas?part=2

  • A afirmação da questão está correta.

     

    As turbinas Francis são máquinas de reação, pois funcionam com diferença de pressão entre os dois lados do rotor. Elas operam com vazões médias e médias quedas e o controle da vazão é realizado no distribuidor ou sistema de pás móveis.

     

    Essas turbinas são vendidas com rotor simples ou duplo e são indicadas para pequenas centrais de geração com quedas de 25m até 200m. Nelas a água entre no rotor pela periferia, passa pelas pás diretrizes e sai axialmente em relação ao eixo.

     

    Podem ser construídas tanto com eixo na horizontal como vertical, sendo o eixo horizontal utilizado para pequenas unidades.

     

    A figura abaixo mostra uma turbina Francis.

    https://www.google.com/search?safe=off&q=turbina+francis&tbm=isch&source=iu&ictx=1&tbs=simg:CAESuwIJxB3GQHRLljMarwILEKjU2AQaBAgVCAoMCxCwjKcIGmIKYAgDEijbHdwd3R3iCfMJ2AmuFJkK3h3WArA17TOaKcY94TO3OO8znD2LOOA9GjCuO9nAXl1mtfNxAINtfRJaysw9Dl39AWt8_1TJyhUQ8JYarNpTaCHSddxMQU9d1mO8gBAwLEI6u_1ggaCgoICAESBCQxOIwMCxCd7cEJGpoBChoKB2RpYWdyYW3apYj2AwsKCS9tLzAydjBtMgoYCgZjaXJjbGXapYj2AwoKCC9tLzAxdmtsCiAKDmdyYXBoaWMgZGVzaWdu2qWI9gMKCggvbS8wM2MzMQofCgszZCBtb2RlbGluZ9qliPYDDAoKL20vMDJwMzB2dgofCgtlbmdpbmVlcmluZ9qliPYDDAoKL20vMDJreTM0Ngw&fir=lVrO6sE9TuPVbM%253A%252CzwFMNT4zL9OT1M%252C_&usg=AI4_-kST1yAK2iq1O25h0Bkz8B_lGd4gsA&sa=X&ved=2ahUKEwiUyIyo-dvfAhWCjZAKHbbXCiYQ9QEwAnoECAMQBA#imgrc=lVrO6sE9TuPVbM:

  • "A água entra no rotor pela periferia e sai axialmente em relação ao eixo."

    Apesar de ser uma turbina RADIAL, o fluxo de água sai pelo eixo de forma AXIAL.

    ___

    "Esse tipo de turbina pode ser executada tanto com eixo na horizontal quanto na vertical."

    Apenas a Francis? Ou a Kaplan e Pelton também?

  • A Francis pode ser tanto com fluxo radial como fluxo diagonal (ou misto).

    Radial - Francis Lenta

    Diagonal - Francis Rápida

     

    A NBR 6445, fala das Francis Duplas e Gêmeas com fluxo diagonal.