SóProvas


ID
2095156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere a centrais hidrelétricas, turbinas e geradores, julgue o próximo item.

Na turbina do tipo Turgo, a água entra por um lado do rotor e sai no lado oposto, não havendo interferência do retorno do jato nas conchas da turbina, ao contrário do que ocorre na turbina do tipo Pelton.

Alternativas
Comentários
  • A água entra por um lado do rotor, saindo pelo lado oposto. Como conseqüência dessa passagem, o fluxo total de água que o rotor da turbina turgo pode aceitar não está sujeito a qualquer interferência principalmente quando da sua saída das pás o que acontece com o retorno do jato nas conchas da turbina Pelton ou mesmo interferindo com o próprio jato da entrada.

     

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATzIAE/tipos-turbinas-hidraulicas?part=2

     

    Bom estudo a todos!

  • As turbinas Turgo assim como as turbinas Pelton são turbinas de ação, nas quais a energia hidráulica disponível é transformada em energia cinética e, depois de incidir nas pás do rotor, transformar-se em energia mecânica. 

     

    A diferença entre elas está no fato do jato da turbinaTurgo ser desenhado para atingir o rotor em ângulo (aproximadamente 20º). Assim, a água entra por um lado do rotor e sai pelo lado oposto sem as interferências que acontecem na turbina Pelton (retorno do jato nas conchas). Logo, a afirmação da questão está correta.