-
MIcroaspersão é um sistema em baixa pressão que distribui a água de forma dispersa próximo ao solo, em uma região com pequeno raio de alcance por bico
-
método fixo que distribui a agua de forma pontual: gotejamento
-
Gabarito: ERRADO
Microaspersão é o sistema de irrigação que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme que a aspersão. Normalmente operam com asas giratórias ou “bailarinas” .
Irrigação por gotejamento tecnologia israelense de gotejamento, tubos são instalados no solo e a tecnologia aplica água direto na raiz da planta. Com o gotejamento também é possível fazer a fertirrigação, ou seja, é possível aplicar doses de fertilizante diretamente na raiz da planta.
-
Na microaspersão, a água pode ser aplicada por emissores fixos ou rotativos
-
O pivô central é basicamente uma linha lateral de aspersão montada sobre um sistema de treliças e mantida a uma determinada altura do solo por torres de sustentação equipadas com rodas, que se movimentam ao redor de uma torre central ancorada.
-
A questão exigiu conhecimento a respeito das operações de irrigação.
Os pivôs (ver figura) são utilizados para irrigação e aplicação de fertilizantes em grandes superfícies. Operam em círculos acionados por motores elétricos. Podemos dizer, que a irrigação por pivô é um método de irrigação mecanizado.
Fonte: Portal Eletrônico Produtividade Mt
Já a microaspersão (ver figura) é um tipo de irrigação localizada por aspersão, a água é levada até o pé da planta ou a um cocho úmido por uma extensa rede de tubulação fixa e de baixa pressão. A água não é gotejada (forma pontual) e sim aspergida.
Fonte: Portal Eletrônico Ideal Irrigação.
Portanto, a questão está incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.
FONTE:
Azevedo Netto, José Martiniano de. Manual de Hidráulica. São Paulo: Edgard Bucher, 1998.