-
"Reservatório on line tem fluxo no mesmo nível do córrego, já o off line só capta o excesso de água e opera em paralelo ao rio.Geralmente, os off line são mais fundos do que o nível da rua e requerem bombas para que água volte até o córrego."
Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/4/artigo220142-2.aspx
-
GABARITO: ERRADO
não creio que o erro esteja simplesmente na questão do esgotamento do reservatório, como copiado pela colega anterior, mas na correta definição do reservatório off line, que destoa da proferida pela banca.
em negrito, correção minha; em itálico, texto do enunciado:
Os reservatórios off-line são utilizados para reduzir a vazão de cheia, funcionando com um sistema de amortecimento, o que reduz a necessidade de se expandir a rede/tubulação/sistema de macrodrenagem
-
Online - sentido do rio
Offline - do capta o excedente de cheia, sendo mais fundo e bomba para retorno da água
-
"Os reservatórios podem ser classificados como on line e off line. No on line, todo o fluxo de água do reservatório está no nível do córrego. Já o off line fica fora desse nível, só capta o excesso de água e opera em paralelo ao rio. Quando o rio ultrapassa um determinado nível de cheia, a água passa para esse reservatório. Geralmente, os off line são mais fundos do que o nível da rua e requerem bombas para que água volte até o córrego."
http://infraestruturaurbana17.pini.com.br/solucoes-tecnicas/4/artigo220142-2.aspx
-
Considerei errada uma vez que como um reservatório seria utilizado para reduzir o volume armazenado?
-
"Os reservatórios off-line são utilizados para reduzir o volume armazenado, funcionando com um sistema de bombeamento, o que reduz a necessidade de se escavar abaixo da cota do sistema de drenagem para esgotar o volume que tenha excedido a capacidade de drenagem."
Aumenta o volume de reservação.
São abaixo do nível do terreno.
Requer bombas para drenar o reservatório.
-
Sobre a classificação apresentada nessa questão, os reservatórios podem ser em série (ou in line) e paralelos (ou off line).
Os reservatórios in line são aqueles construídos no nível do rio e, por essa limitação, possuem capacidade menor que os off lines ou tendem a ocupar maior área superficial para um dado volume se comparado ao off line.
Já os reservatórios off line são aqueles construídos fora do nível do rio e captam o excesso de água, ou seja, quando o rio atinge determinado nível, a água escoa para o reservatório off line. Por não estar limitado ao nível do fundo do rio pode ser construído com maiores profundidades, logo, para um mesmo volume de um reservatório in line, os off lines ocupam áreas superficiais menores. O inconveniente está na necessidade de bombas para o esvaziamento do reservatório, tornando mais cara a implantação, operação e manutenção.
O enunciado da questão, no entanto, afirma que o reservatório é utilizado para reduzir o volume armazenado e isso está errado, visto que ele aumenta o volume armazenado e pode transportar esse volume para onde se deseja por meio de bombeamento
TEC CONCURSOS
-
Os reservatórios podem ser classificados como on line e off line. No on line, todo o fluxo de água do reservatório está no nível do córrego. Já o off line fica fora desse nível, só capta o excesso de água e opera em paralelo ao rio. Quando o rio ultrapassa um determinado nível de cheia, a água passa para esse reservatório. Geralmente, os off line são mais fundos do que o nível da rua e requerem bombas para que água volte até o córrego.
https://petciviluem.com/2016/02/21/controle-de-enchentes/
-
Os reservatórios de detenção podem ser classificados de acordo com a sua configuração ao longo do curso d'água:
- Em série (in line): é uma opção para evitar enchentes em regiões pouco ocupadas e que não tem limitação de instalação de reservatório ao longo do curso. Armazena volumes menores e estão no nível do leito do córrego. Neste caso, comumente o esvaziamento é feito por gravidade sem necessidade de bombeamento.
- Em paralelo (off line): é uma opção para evitar enchentes em regiões densamente ocupadas e que tem limitação de instalação de reservatório. Armazena volumes maiores e são mais profundos que o leito do córrego. Neste caso, há a necessidade de utilização de bombas para o esvaziamento, tornando a implantação, operação e manutenção da estrutura mais cara.
Voltando ao comando da questão, percebemos que ela está INCORRETA.
Na verdade:
Os reservatórios off-line são utilizados para reduzir aumentar o volume armazenado, funcionando com um sistema de bombeamento, o que reduz a necessidade de se escavar abaixo da cota do sistema de drenagem para esgotar o volume que tenha excedido a capacidade de drenagem.
Gabarito do Professor: ERRADO.
FONTE:
ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland. Projeto Técnico: reservatórios de detenção.Programa Soluções para Cidades