SóProvas


ID
2095189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos reservatórios de cheias, bacias de acumulação, canalização de cursos de água e reflorestamento, julgue o item subsecutivo.

Para garantir a efetividade das obras de aprofundando do canal do rio, essas obras devem ser realizadas em trecho muito extenso. Esse tipo de obra resulta na elevação da declividade da linha de água e no aumento dos níveis a montante.

Alternativas
Comentários
  •    Aprofundando o canal, a linha de água é rebaixada evitando inundação, mas as obras poderão envolver um trecho muito extenso para ser efetiva, o que aumenta o custo. A ampliação da seção de medição produz redução da declividade da linha de água e redução de níveis para montante.

  • http://www.ctec.ufal.br/professor/cfs/Apostila_PlanejamentoDrenagemUrbana.pdf

  • -> Obras de aprofundamento de canal de um rio:

     

    -> objetivo reduzir o nível de água devido a uma vazão numa determinada seção, a fim de evitar inundações.

    -> Para que essa medida possibilite bom efeito é necessário que a obra ocorra em um trecho extenso.

    ->  Reduzir os níveis a montante.

  • Item incorreto: O aprofundando do canal do rio não causa aumento nos níveis de montante. Isso geralmente ocorre com estruturas de reservatórios e barragens.

  • Obras de retificação em canais de rios, como é o caso de aprofundamento, são feitas para melhorar o escoamento das águas das chuvas, evitando com isso as cheias, alagamentos e enchentes.

    Oliveira (2006) cita que há efeitos negativos nessas obras como: o considerável aumento da erosão das margens dos canais e o impacto aos tributários a montante.

    Note que se um dos efeitos fosse o aumento dos níveis a montante, como dito pela questão, as enchentes e alagamentos se intensificariam. Ou seja, o efeito é o contrário, essas obras diminuem o nível a montante.

    Portanto, a questão está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    Oliveira et. al. Modificações na morfologia dos canais de drenagem da bacia hidrográfica do arroio cadena. Santa Maria / RS. Curitiba, 2006.