-
Dentre as várias unidades que prestam serviços de informação, têm-se como principais: As bibliotecas, os arquivos, os museus e os centros de documentação . Suas funções assemelham-se entre si, além de apresentarem características que as particularizam uma das outras.
As bibliotecas, semelhante aos arquivos, constituem organismos em crescimento, no entanto, armazenam uma coleção de documentos bibliográficos (livros, periódicos etc.) e não bibliográficos (gravuras, mapas, filmes, discos etc.) organizada e administrada para formação, consulta e recreação de todo o público ou de determinadas categorias de usuários.
A instituição arquivo e a instituição biblioteca se diferenciam, de modo geral, por suas finalidades, gerindo informação de acordo com um contexto específico. Vale destacar também, que os arquivos possuem caráter orgânico, ou seja, inter-relacionamento, enquanto as informações conservadas nas bibliotecas possuem caráter não orgânico, ou seja, não possui inter-relacionamento.
Gabarito: C
-
OBJETIVOS FUNCIONAIS: ATENDER A ADMINISTRAÇÃO É A SUA PRINCIPAL FINALIDADE.
INFORMAÇÕES ORGÂNICAS: COMPROVAM AS ATIVIDADES DA INSTITUIÇÃO E SÃO CRIADAS EM DECORRÊNCIA DESSAS ATIVIDADES.
INFORMAÇÕES NÃO ORGÂNICAS: NÃO REFLETEM AS ATIVIDADES DA INSTITUIÇÃO.
-
É bom lembrar para esta questão que os arquivos não se restrigem apenas a documentos orgânicos, ainda que este seja o seu principal objetivo. Os arquivos também podem custodiar documentos não orgânicos! Por exemplo, recortes de jornais e revistas com publicações referentes ou que reflitam as atividades executadas pela organização. Logo, perceba que estes são documentos não orgânicos, mas que de qualquer sorte faz referencia as atividades da organização, o que enseja de todo modo, a sua devida preservação e guarda em seus conjuntos documentais.
Outro exemplo claro de documentos não organicos que são encontrados em arquivos são: memorandos, oficios, propostas, relatórios, notas fiscais e tantos outros documentos que são percebidos de outros órgãos que passam a compor o acervo.
-
Mas Alexandre,se são documentos de jornais que reflitam as atividades da organização, não seriam orgânicos também? Documentos de arquivos são orgânicos sempre, não faz sentido algum o Ministério do Meio Ambiente guardar um dossiê qualquer porque alguém lá dentro achou interessante guardar, só faz sentido se esse dossiê possuir vínculos com as atividades meio e fim desenvolvidas no MMA. Outra coisa, memorandos, ofícios etc. de outros órgãos só irão compor determinado arquivo de um órgão se houver organicidade com este, até porque nenhum documento da Adm. Pública será produzido sem uma destinação específica, e se um documento tem como destinação o Ministério X, ele não irá parar no arquivo do Ministério Y (este irá despachá-lo para a destinação correta ou procederá à sua eliminação).
Essa questão foi retirada desse site: http://desempregadonaoconcurseiro.blogspot.com.br/2011/05/primero-post.html
Não encontrei outra fonte que fizesse essa afirmação: "Arquivo e Biblioteca trabalham com o mesmo objeto", se alguém tiver, por favor, disponibilize. Quando se leva em consideração os princípios arquivísticos (proveniência, organicidade, unicidade, cumulatividade e indivisibilidade), tem-se que esses princípios especificam e delimitam o objeto de estudo da Arquivologia, e este objeto, na ampla maioria dos casos, só se assemelha ao objeto das bibliotecas pelo suporte físico (papel, na maioria das vezes).
-
c)
Todas as afirmações estão corretas.
-
A informação orgânica arquivística é utilizada pelos setores de trabalho da organização com o objetivo de decidir, de agir e de controlar as decisões e as ações empreendidas e, ainda, a fim de efetuar pesquisas retrospectivas que ponham em evidência decisões ou ações passadas. Reduzindo, assim, a incerteza e tornando a tomada de decisões mais segura, a partir do aprofundamento do conhecimento da cultura institucional e do processo decisório.
https://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/04/informacaoorganicaarquivistica1.pdf
-
"Arquivo e biblioteca trabalham com o mesmo objeto, mas possuem características que os diferenciam. O arquivo guarda e organiza os documentos com objetivo funcional e a biblioteca organiza a informação para fins culturais".
Arquivos trabalham com documentos produzidos ou recebidos pela instituição a que dizem respeito.
Bibliotecas trabalham com documentos adquiridos por coleção.
Ou seja, "elemento comum e primordial para essas instituições: o documento" (Arquivologia para Concursos, Renato Valentini).
-
Cultural não seria museu?
-
Gabarito: C
Este curso aí é bastante esclarecedor pra entender a matéria, inclusive paralelo entre arquivos e bibliotecas/museus: https://www.udemy.com/arquivologia-teoria-e-questoes-para-concursos-publicos/
-
ARQUIVOS > FUNCIONAIS ADMINISTRATIVOS
BIBLIOTECA = PARA FINS CULTURALS E HISTORICO.
ORGANICAS = ORGÃOS FINS ADMINISTRATIVOS FUNCIONAIS
NAO ORGANICAS = NAO TEM FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.
PS: ESSA BANCA SE ESTIVER MEIO CERTO E NAO NEGAR NADA PODE APERTAR CONFIRMA.
BIBLIOTECA E MUSEU = FINS CULTURAIS E HISTORIOS AMBOS !