-
Universalismo moral (também chamado de objetivismo moral ou moralidade universal) é a posição metaética de que algum sistema ético aplica-se universalmente, ou seja, para "todos os indivíduos em situação semelhante",[1] independentemente de raça, cultura, sexo, religião, nacionalidade, sexualidade ou qualquer outro distintivo. O universalismo moral se opõe ao niilismo moral e ao relativismo moral. No entanto, nem todas as formas de universalismo moral são absolutas, nem são necessariamente de valor monista; muitas formas de universalismo, como o utilitarismo, são não absolutistas, e algumas outras formas, tais como a de Isaiah Berlin, podem ser de valor pluralista.
.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universalismo_moral
-
Universalismo, em um sentido geral, é uma ideia ou crença na existência de um universal, o objetivo ou a eterna verdade que determina tudo, portanto, é e deve ser igualmente presente em todos os seres humanos. Um pensamento universalista garante a precisão de uma exibição de forma única ou específica, explicar ou organizar o mundo.
-
ÉTICA:
É teoria;
É princípio;
É permanente;
É universal;
É regra.
MORAL:
É prática;
É conduta;
É temporal;
É cultura;
É conduta de regra.
-
Ética = matéria do dem#nio
Acerto mais português e RLM do que ética (quando cobra essas teorias mirabolantes e frescas, pq quando cobra os decretos é fácil)
-
Para os não assinantes, o gabarito é Correto
-
como ele se apoiou na cultura ética aceitando suborno, alguém me dá uma luz nessa questão?
-
Não sei se estou correto, mas meu pensamento foi o seguinte: Sabemos que a ética é regional, isto é, muda de local pra local. Ex: é ético se casar com mais de uma mulher em determinado país, mas não todos. Entretanto, mesmo que muitos não sigam, é universal que a honestidade deve ser adotada em qualquer momento.
Se a explicação correta não for essa fiquem à vontade! Abraços.
-
todo crime contra a administração pública fere a ética. corrupção passiva é crime contra administração pública.
-
O que é acedeu: Ato de estar de acordo, concordar.
João não acedeu
-
João RECEBEU PROPOSTA, alguém lhe propôs algo, contudo não aceitou.
-
Respira, gente, ética não é tão difícil, tem que ler com atenção e não fazer muita ginastica mental, ir no que é mais logico e simples.
Nessa questão, primeiro é preciso entender o que o enunciado diz que o servidor fez: perceba que ele "não acedeu", portanto, não aceitou a proposta.
Para não aceitar a proposta ele se baseou no valor honestidade.
A Ética é "um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade" ela é universal e permanente. Universalismo significa dizer que ela se aplica a todos, independente de raça ou região (diferente da moral), vamos combinar que aceitar propina para acelerar um processo público não é ético em lugar nenhum, né?
É exatamente disso que a questão trata: O servidor se apoiou em um dos valores universais da ética e não aceitou a proposta de corrupção, por isso o gabarito é "certo".
Espero que tenham entendido, fico às ordens.
Prof. Raquel Urtassum
Instagram @Prof_Raquel_OJAF
-
João, servidor público, recebeu proposta (RECEBEU, A QUESTÃO NÃO FALA QUE ELE ACEITOU) de remuneração extra para agilizar a liberação do financiamento pleiteado por uma organização privada. Entretanto, por acreditar que deve manter o valor de honestidade independentemente do resultado imediato de tal postura, João não acedeu (ACEDER = CONCORDAR // ANUIR) em agilizar a referida liberação.
Nessa situação, João demonstrou apoiar-se no sistema ético denominado universalismo.
-
Questões de ética que não aborda letra fria de lei prefiro deixar em branco na hora da prova. Até hoje não entendo nada.