-
Certo.
Observe o que se segue:
U1 uniforme discreta entre 0 e 2 e U2 uniforme discreta entre 0 e 2
U = U1 + U2 ficará entre 0 e 4
U assumirá os seguintes valores, com as seguintes probabilidades:
0 >> 1/9
1 >> 2/ 9
2 >> 3/9
3 >> 2/9
4 >> 1/9
Observe que aqui começa um histograma (esboço de uma normal): simetria e valores mais concentrados em torno da média.
Se fizermos U1 + U2 + U3 esse aspecto se acentua ainda mais. Ou seja, quanto maior o n, mais se aproxima da normal.
Dei o exemplo didático da discreta, e sei que estamos diante de uma distribuição contínua. No entanto, a ideia é a mesma.
-
Correto, pois a variável U é uniformemente distribuída (em outros termos: segue distribuição normal). Se plotarmos valores infinitos dentro desse intervalo (0,1), a forma gráfica a ser obtida será a mais próxima possível de uma distribuição normal.
-
U não é Normal, não se sabe nada sobre a distribuição de U. Entretanto, quando retiramos amostras de U por AAS e n é suficientemente grande, logo, esse conjunto de amostras segue uma distribuição Normal.
-
CORRETO
Segundo o Teorema Central do Limite, para grandes amostras, independentemente da distribuição da variável de interesse, a distribuição das médias amostrais serão aproximadamente normalmente distribuídas, e tenderão a uma distribuição normal à medida que o tamanho de amostra cresce.
X~N( μ,σ/√n)
Sendo,
μ= média das medidas individuais X
σ = desvio padrão das medidas individuais X
n = tamanho amostral
======================================================================
Q771419
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Prova: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Estatística
Considerando que uma amostra aleatória simples X₁, X₂, ..., Xn tenha sido retirada de uma população exponencial com média igual a 5, julgue o próximo item, relativos à média amostral .
Para um valor n suficientemente grande, segue, aproximadamente, uma distribuição normal.(certo)
-
Eu pensei que o somatório de U, geraria um amostra de n=1, ou não?
-
pelo meu raciocínio é que a partir da teoria do limite central em que se diz que : quanto maior o número de amostras,maior a tendência para uma distribuição normal. E como n,que é o número de observações(ou amostras),é suficientemente grande, pode se chegar a uma conclusão de que n é maior ou igual a 30, assim tendendo a uma distribuição normal.