CORRETO
 
amostra aleatória simples :
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No caso de amostras' sem reposição ' a cada amostra retirada será afetada as probabilidades diminuindo o espaço amostral .
 
Exemplo seria ;
 
tenho 10 elementos N= 10 .
probabilidade do primeiro elemento = 1/10
[...]
probabilidade do último 1/1 -------------> veja que não haveria outra possibilidade para a última amostra, gerando assim uma dependência .
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já com reposição as probabilidades ainda se manteriam iguais , pois o espaço amostral seria restaurado a cada retirada .
                            
                        
                            
                                Gabarito: certo. 
 
Assim, analisando o item por etapas: 
 
• 1ª Etapa: Diferença entre amostragem probabilística e não probabilística: – Amostragem probabilística: A seleção é aleatória de tal forma que cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida de fazer parte da amostra. São divididas em:
		Amostragem Probabilística:
- Aleatória Simples
- Sistemática 
- Estratificada 
- Por Conglomerados
 
	– Amostragem aleatória simples: n elementos são selecionados aleatoriamente, em uma população de N indivíduos.
 
Para a amostragem aleatória simples, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de pertencer à amostra. 
 
Considerando uma população finita, temos duas variações: 
– Com reposição: As retiradas dos elementos são independentes e a probabilidade permanece a mesma; 
– Sem reposição: Há independência entre as retidas dos elementos, pois o fato de não recolocar o elemento retirado afeta no cálculo da probabilidade da retirada do elemento seguinte. 
 
Considerando uma população infinita: 
– Com reposição e sem reposição: São equivalentes, pois a probabilidade de se retirar duas vezes o mesmo elemento é extremamente baixa, ao se analisar uma população infinita. 
 
• 2ª Etapa: Análise final: 
 
Portanto, de fato, em uma amostragem aleatória simples finita, sem reposição das observações selecionadas no conjunto de observações para sorteio, a amostra final resultante apresenta dependência entre os valores amostrados. Logo, a questão encontra-se correta.