-
O desvio padrão do estimador da média por amostragem aleatória simples será maior que o por amostragem estratificada. Esta será sempre melhor ou na pior das hipóteses igual à aleatória simples
-
Complementando o Francisco... Isso ocorre pq a amostragem estratificada é composta por indivíduos que possuem característica parecidas, ou seja, são bastante homogêneos entre si, o que faz com que o desvio padrão entre eles seja menor do que os indivíduos da amostragem simples, ou como o Francisco mencionou, no pior dos casos esse desvio vai ser igual.
-
GABARITO ERRADO!
.
.
Amostra aleatória simples corresponde a uma amostra de elementos retirados ao acaso da população, isto é, cada indivíduo é escolhido completamente ao acaso e cada membro da população tem a mesma probabilidade se ser incluído na amostra.
Já a estratificada, há homogeneidade dentro de cada estrato.
-
Uma amostra estratificada é mais homogênea devido ao processo de pré-seleção que identifica características semelhantes entre os indivíduos da população objeto de estudo . Desse modo a seleção de dados outliers e distantes da média é evitada reduzindo o tamanho do desvio padrão e fornecendo melhores resultados do que os de uma amostra aleatória simples.
-
ERRADO
Data: 16/01/2011,Banca: CESPE,Orgão: FUB
Na amostragem estratificada, a alocação de Neyman consiste em um critério que permite obter os tamanhos amostrais dos estratos a partir da minimização da variância do estimador da média.(correto)
Amostra estratificada = variância menor = desvio padrão menor
Data ;2016,Banca: CESPE,Orgão: INPI
Caso se utilize a variável “instituto” como definidora do estrato, em um processo de amostragem estratificada, a variância do estimador da média de artigos publicados será sempre menor ou igual à variância do estimador da média de artigos publicados de uma amostra aleatória simples. Certo!