SóProvas


ID
2096389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considere um processo de amostragem de uma população finita cuja variável de interesse seja binária e assuma valor 0 ou 1, sendo a proporção de indivíduos com valor 1 igual a p = 0,3. Considere, ainda, que a probabilidade de cada indivíduo ser sorteado seja a mesma para todos os indivíduos da amostragem e que, após cada sorteio, haja reposição do indivíduo selecionado na amostragem.

A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

Se, dessa população, for coletada uma amostra aleatória de tamanho n = 1, a probabilidade de um indivíduo apresentar valor 1 é igual a 0,5.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Tem se aqui uma pegadinha. O texto associado à questão diz que "a proporção de indivíduos com valor 1 igual a p = 0,3", logo, a amostra de 1 indivíduo (n=1) também terá 0,3 de probabilidade de ser 1 o indivíduo da amostra, e não 0,5 como a questão retornou.

  • Como a proporção de indivíduos de valor 1 é p = 0,3, esta é também a probabilidade de sortearmos aleatoriamente um indivíduo com valor 1. Portanto, a probabilidade que buscamos é 0,3, e não 0,5. Item ERRADO.

    Resposta: E

  • Considerando o tamanho da amostra n = 1, a distribuição binomial se reduz à uma distribuição de bernoulli, caracterizada por p= 0,3 (e q = (1-p)= 0,7).

    Alternativa errada.

  • Porque nas questões de direito tem 128 comentários e nas de matemática tem só 2 ?

    E ainda umas explicações tão concisas q fico ainda mais confusa :/

    Acho q a galera da matemática é muito prática ou então gostam muito de números e pouco das palavras...

  • Imagina que a população tenha 10 indivíduos de 0 e 1, como a probabilidade de ser 1 é 0,3 é como se a população fosse a seguinte:

    1 1 1 0 0 0 0 0 0 0

    Pronto, a probabilidade de ser 1 é igual a 3/10, ou seja 0,3 (=

  • ERRADO

    Destrinchando o enunciado :

    suponhamos que ;

    1 = sucesso .

    0 = fracasso .

    -----------------------------------------------------

    sucesso + fracasso= 100%

    -----------------------------------------------------

    1 --> p = 0,3 sucesso

    0-->p=0,7 fracasso

    ------------------------------------------------------

    sucesso: 0,3

  • a questão diz que uma população tem basicamente 3 individuos com valor 1 e 7 indiv. com valor 0

    ora, se vai selecionar um ao acaso... a pb de sair indiv. com valor 1 é 0,3. não tem mistério nem cálculos

  • Você pode considerar a questão como sendo uma distribuição binomial ou de Bernoulli que o resultado será o mesmo. A diferença é que se vc a considerar como uma de Bernoulli vc nem precisa calcular nada.

    Binomial

    P(x) = Cn,s.p^s.q^f

    p= 0,3

    q= 0,7

    n= 1

    s (sucesso=1)

    f (fracasso=0)

    P(x) = C1,1 x 0,3^1 x 7^0

    P(x) = 1 x 0,3 x 1

    P(x) = 0,3

    Bernoulii

    O texto associado nos remete à ideia de uma distribuição de probabilidade binomial. Entretanto, ao ler o item em questão, percebe-se que ele também pode ser visto como uma distribuição de Bernoulli, já que a variável binária possui n=1 (ou seja, o experimento da variável irá se repetir apenas uma vez, contrariando os pressupostos que uma variável aleatória deve seguir para ser uma distribuição Binomial).

    Como a questão já nos diz que a probabilidade de sucesso (x=1) é igual a 0,3, então a probabilidade de de um indivíduo apresentar valor 1 é também igual a 0,3

    DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL

    A distribuição discreta de probabilidade Binomial consiste na realização de sucessivos experimentos aleatórios de Bernoulli, isto é, a repetição de “n” experimentos com apenas dois resultados possíveis (sucesso e fracasso). Sobretudo, para uma variável aleatória discreta seguir uma distribuição Binomial, deve atender aos seguintes

    pressupostos:

    ➢ É composto por experimentos de Bernoulli que irão se repetir “n” vezes (n > 1 e finito);

    ➢ Cada experimento, individualmente, assume apenas dois resultados (sucesso e fracasso) – pressupostos de Bernoulli;

    ➢ A cada repetição do experimento Bernoulli, as probabilidades de sucesso e fracasso se mantêm constantes (os eventos são independentes)

  • Distribuição de Bernoulli

    P(x=1) = p = 0,3

    E se "n" fosse maior que 1? Teríamos uma distribuição Binomial, DESDE QUE fossem independentes e tivessem a mesma probabilidade de sucesso.