O gabarito é Certo.
Uma das maiores preocupações em aplicações Web é o vazamento de informações confidenciais. E uma das práticas mais usadas é o SQL Injection.
A Injeção de SQL, mais conhecida através do termo americano SQL Injection, é um tipo de ameaça de segurança que se aproveita de falhas em sistemas que interagem com bases de dados via SQL. A injeção de SQL ocorre quando o atacante consegue inserir uma série de instruções SQL dentro de uma consulta (query) através da manipulação das entradas de dados de uma aplicação.
Para estarmos seguros, é extremamente importante em nosso ciclo de testes, abordarmos o PEN TEST (Teste de Penetração).
O teste de penetração é um método que avalia a segurança de um sistema de computador ou de uma rede, simulando um ataque de uma fonte maliciosa. O processo envolve uma análise nas atividades do sistema, que envolvem a busca de alguma vulnerabilidade em potencial que possa ser resultado de uma má configuração do sistema, falhas em hardwares/softwares desconhecidas, deficiência no sistema operacional ou técnicas contramedidas. Todas as análises submetidas pelos testes escolhidos são apresentadas no sistema, junto com uma avaliação do seu impacto e muitas vezes com uma proposta de resolução ou de uma solução técnica.
E uma ferramenta gratuita que pode apoiar no PEN TEST e no item SQL Injection é a ZAP (Zed Attack Proxy Project) da OWASP.